Páginas

16 de junho de 2009

Da memória de elefante de alguns...

Tenho uma amiga que entrou comigo em Clássicas, mas que, no fim do 1º ano, mudou para Arqueologia.

No outro dia, em Coimbra, num jantar de homenagem a um professor que se reformava (professor do Instituto de Arqueologia), uma das nossas professoras aproximou-se dela:

NCS - Eu conheço-a... você é a ST. Que estava em Clássicas e mudou para Arqueologia.
ST - Sim...

Entretanto ela pergunta por mim e pelo meu mestrado... a S. diz que eu tinha desistido e que não tinha concluído a tese. E ela diz qualquer coisa como:

NCS - Que pena! É tão boa menina a AF. E tão inteligente... que pena! E escrevia tão bem... mas desistiu mesmo? Não posso crer! Tão inteligente... que pena!

Entretanto, não satisfeita, teve de perguntar:

NCS -
Em que escola é que ela está a dar aulas?

Ao que a S. teve de responder:

ST - Ela já não está a dar aulas... sabe, as coisas estão difíceis.

Ou seja... algumas conclusões a tirar disto...

1. Eu sou uma menina boa e inteligente (havia dúvidas?)
2. A NCS tem memória de elefante! É verdade que me deu aulas em várias cadeiras do curso e num dos seminários do Mestrado em 2004/2005 (e a verdade é que ela queria que eu fizesse tese com ela, sobre a Inês de Castro, mas...), mas a S. foi aluna dela em 1998/1999, numa única disciplina! Strange! E lembrar-se de nome e sobrenome!! É a PDL!
3. Os professores universitários, os catedráticos, não têm a mínima noção do estado das coisas no Mundo real.
4. Enganei-os bem!! :)

27 comentários:

  1. Hã?

    Pois bem me parece que os enganaste bem! LOL

    A minha mãezinha também tem essa memória de elefante. Passa na rua e diz: aquele foi meu aluno há 22 anos, chama-se tal, e era muito distraido. Também dei aulas à tia dele e agora tenho o filho! lol

    Mas se eu lhe perguntar o que comeu ontem, é capaz de não saber responder!

    LOL

    beijinho, menina boa

    ResponderEliminar
  2. Ena, ena...

    (Elogios daqueles que fazem bem ao ego, right?)

    Ainda tens que ir fazer a tese com a senhora, é o que é!

    ;)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente é verdade... para eles o mundo cá fora ainda é só coisas lindas e maravilhosas... e nós sabemos que não é bem assim...

    PS: Inês de Castro é um tema muito interessante (na minha modesta opinião) por isso se algum dia regressares ao mestrado gostava de ler a tua tese... :)

    ResponderEliminar
  4. Eu tb costumava ter uma memória boa, mas agora depois de tanto stress na àrea das vendas de multinacional acho que estou a ficar choné...

    Pode ser que comece a aproveitar as outras coisas boas da vida!!

    BJS e continua a ser uma linda menina!!!

    ResponderEliminar
  5. Estreliña: deve ser do meu ar angelical... aqui a menina sempre faltou muito às aulas e mesmo assim os senhores professores sempre gostaram de mim. E os mais velhos, uns queridos, cumprimentam-me sempre que me vêem.

    Uma vez, num exame de Latim II para o qual eu não tinha estudado, sem ter ido às aulas, enteguei o teste só com a tradução feita. Vou entregar o exame e a professora vê que eu não tinha feito a parte prática e perguntou-me porquê. Eu não podia dizer que não tinha estudado... então disse que já não tinha tempo, que a tradução me tinha levado mais tempo que esperava... ela olhou para o relógio, faltavam 5 minutos e disse "não se preocupe com o tempo. Se precisar de ficar mais uns minutos, ninguém morre por causa disso...". E deu-me o teste para as mãos... e eu fui para o meu lugar tentar inventar qualquer coisa para lá escrever... na época em que ainda não dominava apofonias e outros fenómenos fonéticos...

    Passei com boa nota, mas só com os pontos da tradução :)

    ResponderEliminar
  6. Vera: estive indecisa entre ela e a prof que escolhi... e dois dias depois de ter falado com a minha orientadora e de ter entregado a proposta de tese no Científico, encontro a NCS na FLUC e ela disse-me que queria que eu fizesse do trabalho de Seminário tese. E queria que eu fosse ao Científico mudar a tese e dizer à outra prof que afinal tinha mudado de ideias... não o fiz. Fiquei lisonjeada pelas palavras dela, mas seria incapaz de fazer tal coisa. Tivesse-mo dito no ano curricular, enquanto eu andava cheia de dúvidas... assumiu que eu a queria a ela e nunca disse nada até ser tarde demais!

    Esta senhora não tem pedagogia nenhuma, mas é um amor de pessoa. Sabe muito mesmo. Isso ninguém pode negar e por isso claro que fico bem disposta :)

    ResponderEliminar
  7. Dina: :) há doidos para tudo!

    ResponderEliminar
  8. TM: eles acham que os alunos deles estão imunes à lista de não-colocados.... tenho colegas que estão colocadas... 4 meses aqui... 6 meses ali.... 7h a 200km de distância... 18h a 250km.... já não tinha pachorra para isso, a verdade é essa!

    Era qualquer coisa como "Colo de garça - Rastos de tragédia clássica em Inês de Castro". :)

    Já passou...

    ResponderEliminar
  9. Chocolate: a verdade é que eu também me lembro dos meus antigos alunos... mas eu só dei aulas 5 anos...

    Aproveitar as coisas boas da vida é coisa que não se pode deixar de fazer nunca! Chega de depressões! Bola para a frente! :)

    Kisses
    (eu não sou menina bonita e inteligente... enganei-a foi muito bem! eheheheh!)

    ResponderEliminar
  10. Bolas, memoria de elefante mesmo!!!

    :)
    Boa semana

    ResponderEliminar
  11. Brigitte: nome e sobrenome de uma pessoa a quem deu uma cadeira há 10 anos! E ainda saber que essa pessoa é minha amiga! :)

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Ui...memória...quê lá isso??? ;O)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Zabour: eu também gostava de saber... rs rs rs :)

    ResponderEliminar
  14. Eu lembro-me bem de como ela gostava de ocupar as aulas... a falar da familia, lol

    ResponderEliminar
  15. Verónica: na 1ªaula de Latim I ela começou a perguntar os nossos nomes... o primeiro a dizer foi o Nuno... e ela passou o resto da aula a falar das consoantes doces a afins. Acho que fui a poucas aulas depois dessa :)

    Lembro-me de, numa aula de Latim I ainda, ela ter falado de um filho que tinha fugido de casa e que trabalhava num talho. O que, para ela, era uma afronta!

    LOL

    ResponderEliminar
  16. hum...deixaste as memorias bem vincadas!!!

    ResponderEliminar
  17. Bono: enganei-os bem!!! :P

    ResponderEliminar
  18. tens de voltar à carga do mestrado; pelo k vi, é 1 pena. e agora k bolonha as teses são 80 págs, índice e bibliografia incluídos :) xuac

    ResponderEliminar
  19. Isandes: a prof já não me ia querer.... e ter de pagar tudo outra vez.....

    Beijos e Obrigada!

    ResponderEliminar
  20. :) A maioria dos (bons) professores tem boa memória. Especialmente para os bons alunos, os que gostavam de aprender. E o mesmo é verdade para os alunos. Lembro-me como se fosse hoje que de vez em quando, quando andava na primária, apareciam por lá antigos alunos da minha professora que já andavam na Universidade, só para a visitarem. :)

    E acho que tu não enganaste ninguém! ;)

    ResponderEliminar
  21. Mr. Rice: eu lembro-me dela e dos outros porque foram meus professores durante alguns anos... agora eles lembrarem-se de mim... eu nunca fui assim tão boa aluna.

    Quer dizer, era... mas sem ir às aulas. O que irritava os meus colegas que iam às aulas todas e tinham notas mais baixas. Temos pena. Ou seja, eu nunca fui rato de Instituto... nunca fui de falar com os professores... nunca fui a um único horário de atendimento... ainda assim... go figure!

    LOL

    ResponderEliminar
  22. Boa menina? Inteligente?...hum...será?...eheheheh
    Também tive desses professores...ainda no outro dia encontrei nas piscinas com a minha professora de educação física dos 10º, 11º e 12º. Já não a via há anos, mas conheceu-me logo...gostei de a ver...:)

    bjitos

    ResponderEliminar
  23. A NCS é assim!Por isso, é minha orientadora já em dose dupla (Mestrado e Doutoramento). É um doce de pessoa e um poço de sabedoria.E tem uma memória GIGANTESCA, sim!
    Quanto ao Mestrado, não sabia também que não o tinhas terminado. É, de facto, uma pena, mas vais sempre a tempo, haja tempo, paciência e vontade, acima de tudo!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Lilipat: eheheh! Enganei-os muito bem!!!! :)

    Kisses

    ResponderEliminar
  25. Mary: sim... não gostava dela durante o curso, porque pedagogia era zero... mas gostei muito do seminário no ano curricular do Mestrado e estive mesmo quase a escolhê-la para orientadora... Escolhi a APA (do Instituto de Estudos Portugueses). Se calhar fiz mal... mas o não ter feito a tese não teve que ver com a orientadora, mas com as minhas 12h de trabalho diário noutra coisa que não o ensino....

    Foi pena porque o paguei... LOL

    Talvez um dia...

    Agora tu... you go girl! :)

    Beijinhos!
    (os caloiros de 98 rulam!)

    ResponderEliminar
  26. Acho que depois de ser professores passaram a viver noutro tipo de mundo, até serem despedidos, claro está!

    ResponderEliminar
  27. Iandu: esta vive mesmo noutro mundo... e ser despedida não é... porque é mesmo uma das maiores especialistas na área... valha-lhe isso! :)

    ResponderEliminar

Hã?