Páginas

2 de junho de 2009

Do trabalho

Costumo dizer algumas vezes que até tenho sorte... é lógico que trabalho horas extra todos os dias que não me são pagas. É lógico que às vezes tenho que aturar coisas que não deveria... mas na maioria dos dias é divertido.

Ontem:

Patrão mais velho chega de 8 dias de férias.

Ele: Bom dia Ana! Então, tiveste saudades minhas?
Eu: Bom dia sr. Meneses... Claro que sim!
Ele, afastando-se: Deves ter tido deves...

:)

Hoje:

Chefe. Uma engenheira mais nova que eu 1 ano.

Ela: Ana, queres café?
Eu: Até queria...
Ela: Curto?
Eu: Não... dos mais compridos. Sem açúcar. Obrigada.

Reparei depois que me trouxe o café e que trouxe também a uma colega minha, que lhe dá apoio noutra empresa do Grupo. E ri-me do caricato da situação... ela desceu dois andares e foi-nos tirar cafés. Foi bonito! :)

Só achei que estes momentos tinham de ficar registados para a posteridade :)

20 comentários:

  1. São momentos bonitos... ;)

    ResponderEliminar
  2. Lita: aqui há bastante bom ambiente, principalmente no meu piso. Pessoal novo e sem a mania.

    O patron costuma ter assim umas pérolas... como chamar-me jeitosa :)

    Para recordar :)

    ResponderEliminar
  3. É uma espécie de reforço positivo :)

    Acho que é muito importante ter um bom ambiente de trabalho, com respeito, descontracção e alegria. Isso por vezes faz a diferença no nosso nível de motivação (como o teu, por exemplo, quando fazes horas extraordinárias).

    Já passei por um sítio assim... neste momento, não tenho essa sorte (é mais gritos ao telefone...)

    ResponderEliminar
  4. Mag: no ano passado, em Setembro, tirei uma semana de férias. Estava cá há 6 meses e era a primeira vez que tirava férias...

    Quando voltei, disse-me o sr. Meneses:

    - Olá Ana! Pensei que nunca mais vinhas!

    - Foi só uma semana de férias...

    LOL

    Eles quando estão com os azeites não são muito fáceis de aturar, mas no dia-a-dia é divertido.

    E com as colegas então... muito bom! :)

    Ao telefone... só mesmo fornecedores descontentes... mas ultimamente nem isso :)

    ResponderEliminar
  5. Em todos os empregos, há sempre altos e baixos, bons e maus momentos. Mas ambientes onde haja camaradagem, respeito e reconhecimento pelo nosso esforço e trabalho é de louvar e de estimar...!

    ResponderEliminar
  6. Luísa: era isso precisamente que eu queria dizer... há coisas más e boas em tudo, só temos de ter os olhos abertos... e aceitar que nem tudo é mau.

    Daqui a pouco va haver uma reunião daquelas de 15 pessoas vindas de Lisboa... mas lá vou tratar de tudo de sorriso nos lábios :)

    Kisses

    ResponderEliminar
  7. Deve ser a implementação de algum projecto de interacção entre directores, chefias e tecnicos :)

    ResponderEliminar
  8. Sayuri: Não... é só simpatia :)

    Kisses

    ResponderEliminar
  9. Esse tipo de situações não deveriam ser caricatas...deviam ser o normal. Afinal não seremos todos iguais?!?

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. im: pois... entre o dever e o ser vai uma grande diferença... a verdade é que já passei por tantos lugares maus, que este, alguns dias, parece o paraíso LOL


    Kisses

    ResponderEliminar
  11. :) Ainda bem que os sabes apreciar (esses momentos! Passamos muito tempo no trabalho e um bom ou mau ambiente lá faz muita diferença nas nossas vidas.

    ResponderEliminar
  12. Mr. Rice: Faz sim senhor :)

    Pelo menos isto... já não é mau de todo. :)

    ResponderEliminar
  13. É muito bom salientar as coisas boas, geralmente, por defeito, falamos mais das más...

    Bj

    ResponderEliminar
  14. Verónica: e como a memória é curta...

    Kisses

    ResponderEliminar
  15. a parte mais importante da gestão é a gestão das pessoas, dos seus feitios, das suas necessidades, do seu bem estar, dos conflitos, das engrenagens, dos contactos... uma vez li que um gestor de projecto passava todo o tempo a cuidar da sua equipa e menos nas tarefas mais técnicas, e a equipa tornou-se a mais produtiva da empresa.

    claro que há outras tarefas importantes, mas sem uma correcta gestão de pessoal, sem afinidades, sem .... aquele toque pessoal especial, não se vai longe. Falta-me a palavra certa... empatia!

    Liderança é um misto de caracteristicas que devem ser aplicadas a cada momento consoante as circunstâncias... sempre com empatia, mas por vezes com muita firmeza.

    ResponderEliminar
  16. Spritof: concordo contigo em absoluto.

    Trabalhou aqui uma engenheira, nova, que não tinha essa empatia. Fazia a parte dela e saía... deixava os colegas no lodo às vezes noites inteiras. A verdade é que acabou por ser demitida.

    O meu patrão... o mais velho, o pai, é porreiro. Tem estas saída engraçadas. Já aprendeu o meu nome e acho-o uma pessoa simpática.

    O mais novo, o filho, é para ele que trabalho directamente. Sem ter estudado gestão, ele sabe-a toda. Eu já fiz muitas coisas. Sou baixinha e tenho ar de ter 15 anos, mas sempre me soube impor. Tenho fama de ser má. lol Mas com ele nunca consegui. Ele consegue desconcertar-me. Entrei nesta empresa numa situação precária, muito. Decidi aproveitar a oportunidade que me estava a ser dada e dei tudo. Houve momentos de extremo cansaço em que só me apetecia ir-me embora... mas ele sempre falou bem comigo.

    Sempre que lhe fui falar da minha posição na empresa ele sempre foi... como dizer... enfeitiçador... tipo serpente... ele fala bem de ti e tu não tens coragem de lhe dizer que não. Entendes?

    E via-o ralhar com colegas minhas e pensava que se ele me falasse assim eu lhe diria o que tinha a dizer... mas nunca falou. E para mim seria muito mais fácil falar mal a alguém que me fala mal. Como dizer que estamos mal quando nos elogiam tanto?

    Ele desconcerta-me. Mais de um ano depois já não me intimida tanto, mas confesso que ainda me intimida um pouco. É só dois anos mais velho que eu, mas ele sabe bem como lidar com cada um de nós.

    Quando foi dos aumentos... chamou-me. Perguntou-me quanto queria, eu trazia o discurso estudado e estava preparada para argumentar contra o Não que ia ouvir. Disse quanto queria e ele disse logo que sim.... mais uma vez, desconcertada.

    O GM tem 10 ou 11 empresas e nem em todas o ambiente é bom como aqui. Talvez por o patrão estar aqui todos os dias... não sei... só sei que é... e a diferença nota-se.

    E a verdade é que podes estar mal, cansado, cheio de dores de cabeça, a saber que as milhentas horas extra não são pagas, a saber que ainda ganhas mal embora tenhas tido um aumento de 50%... mas ouves um "a Ana é muito empenhada, está a fazer um excelente trabalho." epah... dá-nos energias a mais. Se assim não fosse, garanto-te que já não estava aqui...

    Kisses

    ResponderEliminar
  17. e mais não precisas dizer... é isso mesmo...
    :)


    essas pessoas até são capazes de nos despedir e nós ainda compreendemos e agradecemos a atenção...
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Spritof: é que é isso mesmo!!! :)

    ResponderEliminar
  19. Ahahahaha...o sr.meneses é um espectáculo...:D

    E cafezinho à secretária, hein?...isso é que é serviço de 1ª...ihihihi

    bjitos

    ResponderEliminar

Hã?