14 de agosto de 2008

O Perfume

Como se pode ver na minha "fotografia" aí ao lado, eu sou uma pessoa dada ao cheiro das pessoas. O olfacto é o meu sentido mais apurado e tenho plena consciência que me sinto atraída por pessoas que me cheiram bem. E isto não tem nada que ver com perfumes nem colónias e afins, mas com o cheiro natural que nós, como animais, temos. Adoro pôr o meu nariz em pescoço alheio!


Não é à toa que o meu livro preferido é O Perfume. :) Mas segundo um estudo que a seguir transcrevo, afinal, ando a ser enganada!! Se calhar tenho de escolher alguém cujo cheiro me repele! Lol







"A pílula pode alterar a capacidade instintiva das mulheres escolherem o seu parceiro. Segundo um novo estudo britânico, divulgado quarta-feira pela AFP, o contraceptivo altera a predisposição natural de escolher um homem com genes diferentes, de modo a garantir a diversidade favorável à espécie.




É tudo uma questão de olfacto: as mulheres sentem-se atraídas pelo cheiro de homens geneticamente diferentes.




Segundo o resultado deste estudo, publicado nos anais da Sociedade Real Britânica, «as mulheres, que começam a tomar pílulas anticoncepcionais, passam a preferir homens cujos odores são geneticamente similares», revela o principal autor da investigação, Craig Roberts, da Universidade de Liverpool.




A equipa de Roberts fez uma experiência com um grupo de 100 mulheres, pedindo que indicassem as suas preferências entre vários odores masculinos de 97 voluntários, antes e depois de terem começado a tomar a pílula.





As mulheres tiveram assim a possibilidade de escolherem o melhor parceiro através do odor corporal: os genes que o controlam são os mesmos que também trabalham no sistema imunológico - os genes do Complexo Maior de Histocompatibilidade (CMH/MHC).




O facto de as mulheres que tomam a pílula preferirem os homens com genes semelhantes acarreta problemas, explica Craig Roberts: «Por um lado, a compatibilidade genética dos casais pode provocar problemas de fertilidade», mas também «pode levar ao fim da relação, quando as mulheres deixam de tomar a pílula» - o papel do olfacto é muito importante na atracção do casal."

6 comentários:

Rony disse...

Ora aqui está a explicação para muita coisa! :))

Ianita disse...

Muuuuiiiiita coisa! :)

Filipe Rodrigues disse...

O livro: O final é que me deixou de boca aberta!

Ianita disse...

Ora se um odor atrai muita gente, muitos odores atraem muito mais! :)

Ele tinha o "perfume" perfeito e pagou por ele!

Isandes disse...

Não sei se deixe de tomar a pílula, se ponha uma mola no nariz! (lol)
"O Perfume" também lidera o meu pódio e também eu sou muito olfactiva. Se calhar o 2º facto não é alheio ao 1º...

Ianita disse...

Também acho... Por ser uma pessoa olfactiva é que o livro me marcou tanto...

E também não sei bem o que faça, mas que isto é muito grave, lá isso...

:)