6 de outubro de 2008

Música

A Amorita desafiou-me a escolher as 7 melhores músicas de sempre. Eu não sou especialista em música, longe disso, e a minha escolha prende-se tão somente com a minha vivência e gostos pessoais. Tive alguma dificuldade em escolher... Muita até.
Decidi responder no meu Blog com as 7 melhores músicas de sempre... portuguesas. Escritas e cantadas em português. Também não é fácil, mas afigurou-se-me mais fácil.
Paulo de Carvalho, "E depois do Adeus". Um grande poema, numa bonita melodia, uma voz potente. Além disso... a 2ª senha para o 25 de Abril.



Simone de Oliveira, "Desfolhada". Tem qualquer coisa de mágico ouvir uma mulher, em 1969, em ditadura, a cantar a voz aberta "quem faz um filho fá-lo por gosto". O início da emancipação feminina em Portugal.




Manuel Freire, "Pedra Filosofal". "o sonho comanda a vida / porque sempre que o homem sonha o Mundo pula e avança / como bola colorida / entre as mãos de uma criança". Tão verdade...





José Carlos Ary dos Santos é um dos maiores poetas portugueses de sempre. Adoro a poesia de antes do 25 de Abril por tão prodigiosa que é em mensagens encobertas... Foram muitos os poemas fantásticos que escreveu. Este, um dos mais reaccionários, ganhou um Festival da Eurovisão. Só a Censura é que não percebeu :) Fernando Tordo canta, "Tourada".




Deixamos a onda reaccionária e entramos um bocadinho nas minhas memórias. Com a consciência que faltam muitos grandes nomes, como o Zeca Afonso, vamos para o Countdown...

Ora... Sérgio Godinho, "Brilhozinho nos Olhos". Por tudo e por nada. Mais um grande poema. Mais uma grande música. Um intérprete incontornável.




Jorge Palma. É dos cantores portugueses que mais ouço. Complicado é escolher uma música. Decidi no "Dá-me lume". (Não encontrei um video em que ele não estivesse bêbedo).



Pedro Abrunhosa. "Será". Uma das menos conhecidas do 2º cd do cantor. Eu sou uma pessoa de palavras. Por isso...



Carlos Paião. Cinderela. Não arranjei video. Fica a música que marcou a minha infância. Gosto também muito do Pó de arroz, mas esta...



E sim, eu sei que em vez de 7 estão 8 músicas... Ainda sei fazer contas. Mas o Carlos Paião, para mim, está acima de qualquer contagem. Digam-me vocês qual o vosso top 7 de músicas portuguesas ou digam-me qual destas tiravam, para ficarmos só com 7. E já agora, porquê?
  1. Cinderela, Carlos Paião
  2. Será, Pedro Abrunhosa
  3. Dá-me lume, Jorge Palma
  4. Brilhozinho nos olhos, Sérgio Godinho
  5. Tourada, Fernando Tordo
  6. Pedra Filosofal, Manuel Freire
  7. Desfolhada, Simone de Oliveira
  8. E depois do adeus, Paulo Carvalho

8 comentários:

Rony disse...

Do Jorge Palma escolheria "Deixa-me rir".
Retirava a "Tourada" e "E depois do adeus", são bonitas, mas não me dizem muito.
O resto parece-me bem ;)

u João disse...

Olá!Escolho o Sérgio Godinho "com um brilhozinho nos olhos" porque além de ser um poeta genial, cantor urbano por excelência, é cá da terra, e a prova que o Porto sabe dar ao "mundo" gente desta estirpe, não só "broncos" com a bola de futebol como estandarte.
Não tive a oportunidade de ver o novo programa dos gato...viste? Qual a tua opinião..?
beijinho

Ianita disse...

Verónica: O "E depois do adeus" dá-me arrepio na espinha. Lembro-me logo de tanques na rua e do Salgueiro Maia... A "tourada"... fala de tudo menos de touros. E ganhou o Festival, passou na Censura. Genial! Mas isto sou eu que sou uma tolinha por História. :)

João: Vi e adorei.

Não tinha visto o 1º episódio de "Os Contemporâneos" e vi no Sábado à tarde. Na minha opinião está mau. O Nuno Lopes não aparece e aparece muito o Bruno Nogueira. Parece-me que alguém não quis que outro alguém lhe roubasse protagonismo... Só sorri.

"Zé Carlos" no mesmo formato do "Diz que é uma espécie de Magazine", brilhante. Começaram com chave de ouro e parece-me que a pressão de ter material sempre bom todas as semanas, vai fazer baixar a fasquia, mas este 1º programa foi brutalíssimo. O tesourinho deprimente foi deles próprios e já isto diz muito das pessoas que são. :) Do CarJaquim ao rap do Chavez, não esquecendo o musicol dos Epicuristas... Lindo, lindo, lindo. :) Gargalhei muitas vezes :)

Quanto às músicas... O Sérgio é um músico de minha eleição. Como o Rui Veloso que aqui falta. E dos GNR faltaria a "Vídeo Maria" que é a minha favorita deles, mas... isto era uma lista interminável...

E tens razão. O Porto é muito mais que aquela meia dúzia que destroi as áreas de serviço da autoestrada... :)

Kiss

Unknown disse...

Ena!
Concordo com tudo e com quase todos (excluia o Jorge Palma. eheh).
Boas escolhas!
Beijinhos

Anita disse...

boa lista:)))
a nível de música portuguesa aqui fica a minha selecção:

1. sérgio godinho: com um brilhozinho nos olhos
2- GNR: vídeo maria
3- Ornatos violeta: ouvi dizer
4- J.P.Simões: Inquietação
5- Paulo Carvalho: E depois do adeus
6- Fausto: foi por ela
7- zeca afonso: maio, maduro maio

e, claro quase todas as dos madredeus:)

beijinho

Ianita disse...

Dawa: gosto muito das letras das músicas dele. Claro que não gosto do tão deprimente que ele consegue ser, mas.... :)

Anita: A minha favorita dos GNR também é essa... E também me falta o Zeca... Adoro essa dos Ornatos, aliás, esse cd é de os pelinhos dos braços saltarem fora :)Falta muita coisa, é a injustiça das listas, mas quem começou o jogo foste tu :)

Kiss

Isandes disse...

Esse exercício é tão difícil k nem me aventuro... Mas gostei da selecção

Ianita disse...

Eu também achava melhor se fossem 7 músicas de cada cantor :) mas pronto, ficou assim... :)