7 de fevereiro de 2009

1979-2009

Em 1979 aconteceram muitas coisas... A Gronelândia conseguiu a sua autonomia. Saddam Hussein toma posse do governo do Iraque.
Em Portugal, Maria de Lurdes Pintassilgo é 1º Ministro. A Amadora é elevada a cidade.
1979 é ainda o ano da morte de Renoir e Monnet. Ano da formação dos Beastie Boys, dos Europe e dos Xutos e Pontapés. O ano em que é vendido o primeiro walkman.
É também o ano em que nasce a minha querida Verónica. :)


"Fazer 30 anos é coisa fina, é começar a provar do néctar dos deuses e descobrir que sabor tem a eternidade. O paladar, o tato, o olfato, a visão e todos os sentidos estão começando a tirar prazeres indizíveis das coisas. Fazer 30 anos, bem poderia dizer Clarice Lispector, é cair em área sagrada.

Na verdade, fazer 30 anos não é para qualquer um. Fazer 30 anos é, de repente, descobrir-se no tempo. Antes, vive-se no espaço. Viver no espaço é mais fácil e deslizante. É mais corporal e objetivo. Pode-se patinar e esquiar amplamente.

Aos 30 já se aprendeu os limites da ilha, já se sabe de onde sopram os tufões e, como o náufrago que se salva, é hora de se autocartografar. Já se sabe que um tempo em nós destila, que no tempo nos deslocamos, que no tempo a gente se dilui e se dilema. Fazer 30 anos é como uma pedra que já não precisa exibir preciosidade, porque já não cabe em preços. É como a ave que canta, não para se denunciar, senão para amanhecer.

Fazer 30 anos é passar da reta à curva. Fazer 30 anos é passar da quantidade à qualidade. Fazer 30 anos é passar do espaço ao tempo. É quando se operam maravilhas como a um cego em Jericó.

Fazer 30 anos é mais do que chegar ao primeiro grande patamar. É mais que poder olhar pra trás. Chegar aos 30 é hora de se abismar. Por isto é necessário ter asas, e sobre o abismo voar."

Affonso Romano de Sant’Anna, “Mulher Madura”.


As asas já tens... o abismo (in)felizmente também... agora voa! Agarra os teus 30 e voa!! Cá estarei... às vezes cá em baixo à tua espera... outra vezes ficarei para trás... mas muitas vezes sei que voarei ao teu lado. Acima de tudo, por tudo...


PARABÉNS!!!

4 comentários:

LP disse...

Parabéns à aniversariante,
parabéns pelos 30 anos,
parabéns a ti Ianita,
parabéns às duas por se unirem numa amizade assim,

Beijinhos e bom fim-de-semana

Lita disse...

Parabéns grandes!!!! :)

Rony disse...

Obrigada :)

Mais uma vez superaste-te Ana ;)

Fiquei a pensar na história do espaço e do tempo, é mesmo assim...

A melhor banda portuguesa tinha de se ter formado em 79!

Beijo grande

Ianita disse...

"Fazer 30 anos é passar da quantidade à qualidade" ... que venha daí a qualidade!! :)

Beijo grande