25 de março de 2009

Bairro Alto

"O Bairro Alto, em Lisboa, é um espaço de tertúlia e de boémia, de lojas vanguardistas e de espaços tradicionais, de cultura contemporânea e de tradições bairristas. No Bairro Alto funcionaram muitos jornais e é ainda ali que se encontram as elites culturais e uma nova geração cheia de ideias, de projectos e de histórias para contar.

Na RTP2, o Bairro Alto é isso mesmo. Um espaço de conversa com figuras que têm algo para dizer sobre si e sobre o que fazem. José Fialho Gouveia entrevista artistas, ensaístas, cientistas, gente da moda e do espectáculo, gente do pensamento e da acção, portugueses e estrangeiros. O tom é próximo, informal. E as perguntas pedem mais que as habituais respostas politicamente correctas. Bairro Alto é um face a face com ritmo e sem mesa." (no site da RTP)

Ontem o convidado foi o Nicolau Breyner. E por mais que olhasse para o relógio e visse que tinha de ir para a cama, não consegui levantar-me do sofá enquanto o José Filaho Gouveia não me olhou nos olhos e se despediu.

Gosto do Nicolau. Lembro-me de ver as rábulas do Sr. Contente e do sr. Feliz (em reposição, lógico), lembro-me do Nico d'Obra e da Vila Faia. É uma daquelas pessoas que não nos conhece, mas que cresce connosco. Era muito bom em comédia e é muito bom em drama. Para quem quiser espreitar as suas "confissões", pode espreitar, aqui.

O José Fialho Gouveia é giro. Tem pinta. Encontro-o ainda um pouco inseguro. A olhar muito para as perguntas que tinha programado. Ainda assim destaca-se. Imagino uma Manuela Moura Guedes num formato daqueles e sorrio. O José tem calma. Ouve. Neste programa ouve-se muito. Dá-se tempo ao convidado para que respire, pense, para que responda curto ou longo. Espaço para dizer o que quer. Perguntas directas, mas sem ofensas muito menos com pressão. Parece uma conversa de café e nota-se. Os convidados estão relaxados e às vezes, parece-me, até dizem mais do que tinham planeado.

E é bom. Quando os convidados são menos conhecidos, consigo desligar e ir dormir. Ontem não fui capaz. Foram 45 minutos de conversa, sem intervalo. Fiquei presa às palavras, bem ditas, bem pronunciadas, tranquilas, serenas, duras, sinceras.

Gosto muito deste Bairro Alto. Para quem quiser espreitar, às 3ªfeiras (logo após a Anatomia), pelas 23h30 na RTP2. Vale a pena.

2 comentários:

Mag disse...

Obrigada pela dica ;)
Desejo-te um excelente dia!!!!

Ianita disse...

Mag: excelente dia também para ti! :)

Kiss