3 de setembro de 2009

CPR Pocariça - a santa terrinha











A santa terrinha tem duas festas. A da Capela, religiosa, com direito a andor e missa e procissão e afins. E a festa da sede que sempre foi a melhor.


O clube foi inaugurado em 1958, mas foi só nos anos setenta que se mudou para as instalações de agora. Com campo de futebol 11. Com pavilhão de futsal com bancadas. Com palco e salão de festas. Com bar. Com sala de jogos. Com um espaço enorme. Com carvalhos... o grande carvalho que ainda se mantém imponente... que vejo das janelas de minha casa. Lembro-me de brincar ali... de apanhar bolotas... de ouvir os homens a jogar chinquilho. Lembro-me de a Pocariça ter clube de futebol 11 e de ir ver os jogos. Lembro-me de terem equipa de basket onde jogou a sister.


Com os anos as várias direcções foram investindo em não se sabe o quê e as infraestruturas estavam apodrecidas... chovia no pavilhão... erva do tamanho de uma pessoa no campo... o café só era frequentado por bêbedos...


Entretanto, o novo presidente, daqueles bem envoltos em polémicas, conseguiu andar com isto para a frente. Andou a pedir apoios, incentivos, patrocínios. Basicamente, teve uma visão do que isto poderia ser. O pavilhão tem piso novo, cadeiras novas, balneários novos e tecto novo... o salão foi remodelado. Vieram novas caras, novas ideias, novas modalidades... ginástica, ballet, kickboxing, futsal masculino e feminino.


Para além das coisas novas... para além do aspecto fantástico com que está... para além disso tudo (falta ainda o relvado)... importante são as pessoas... mais pessoas... mais jovens... mais crianças debaixo do grande carvalho. Gosto de ver a sede cheia de gente... Gosto de ver sonhos altaneiros... como foi o trazer o Quim Barreiros para os festejos dos 50 anos do clube, no ano passado.


Gosto de ver que ainda há sonhos... o relvado... uma piscina... Confesso que não sou apaixonada por aquele amarelo, mas o clube tem as cores do país e pronto... aceita-se... gosto do nome que escolheram para o bar remodelado... gosto do emblema do clube na fachada do Pavilhão. E gosto mesmo muito das oliveiras que plantaram... porque a rua é das oliveiras...


Cresci aqui. Vivi aqui toda a minha vida. Claro que me incomoda não dormir os 3 dias da festa. Claro que me incomoda que o pessoal estacione em minha casa de forma a eu quase não ter onde pôr o carro. Claro que me incomoda que o sr. Presidente seja um bocado pedante. Mas, caramba, era preciso. Não me interessa que seja gabão. Interessa-me que tenha sonhos e que os concretize. Interessa-me que tenha dado nova vida à minha Sede.

9 comentários:

Rice Man disse...

"There's no place like home! :)

Quer-me parecer que o novo presidente contratou o pessoal do "Querido, Mudei a Casa!" e não disse nada a ninguém! :)

Ianita disse...

Rice Man: ele descobriu foi que o Pavilhão é o mais antigo do Distrito... logo, conseguiu sacar guito à CML para o novo piso. E conseguiu pedir patrocínios a empresários da zona. E pediu créditos ao Banco...

As coisas não caem do céu. Há que fazer por elas. E ele fez.

bono_poetry disse...

Boa ,eu acredito sempre na forca e na atitude...beijo!!aqui ja faz frio!!!hehehe just joking!

Dina Domingues disse...

por acaso tem ai um largo mesmo jeitoso para o baile :D

im disse...

Hum parece-me que conheço esse local de vista!!! As pessoas fazem a diferença...Parabéns ao Presidente e à sua equipa que conseguiram dinamizar esse espaço!

Beijos

LP disse...

O Sr. presidente deve estar a ajeitar as coisas para a próxima vez que aí formos!! :)

Já agora, é por eu ser mais novinha que não sei como se joga ao chinquilho?!

Beijinhos

Ianita disse...

bono: mas faz frio ou não? Aqui (leia-se Algarve) faz muito calor :)

dina: isto foi feito à grande... na altura, a única casa da rua era a minha :)

im: sim... de vista! :) mas ainda não estava assim bonito... :)

LP: quando voltares levo-te a jogar chinquilho :)

Anónimo disse...

Nunca aí estive, mas tenho na familia pessoas daí.

Ianita disse...

textículos: na minha Pocariça? Ou na de Cantanhede? Ou na de Abrantes? O nome é parvo, mas parece que há muita parvoíce país fora ou não haveria tantas terras com o mesmo nome :D

Se são da minha Pocariça tens de me dizer quem são!! :)