12 de maio de 2010

De Londres

Estou de volta. A nuvem deixou-me ir e voltar sem problemas. Apenas com um atraso de vinte minutos na ida. Nada demais.

Londres é mesmo uma cidade fantástica. Cheia de vida. Cheia de gente simpática, disposta a ajudar duas estrangeiras com o pior sentido de orientação da história dos sentidos de orientação. Invariavelmente, quando achávamos que era para um lado, eis que era para o outro. Aliás, em St. Paul's eu achava que o rio ficava para a esquerda, a Vera que ficava para a direita. E eis que era em frente. Sempre a bombar. :)

No metro correu sempre muito bem. Há sempre muita informação e andámos sempre orientadinhas para onde queríamos ir. E andámos mesmo muito e fomos mesmo a muitos sítios, embora, eu sei, tenha ficado muito por descobrir. E onde fomos nós?

Dia 1: Chegada ao hotel às 14h. Madame Tussaud. Baker Street. Hyde Park. Monumento à Diana. (o percurso Madame Tussaud - South Kensington foi feito a pé e, vi agora no googlemaps, foram 4,5 km!!!). Covent Garden onde dançámos na rua. Picadilly Circus.

Dia 2: Green Park. Render da guarda (a dos cavalos e a outra). St. James Park (e esquilos pela primeira vez!). Big Ben. Parlamento. Downing Street. Westminster. London Eye. Museu da História Natural. Museu da Ciência. Victoria & Albert Museum. British Museum (Ufa!). À noite, Picadilly e Leicester Square :)

Dia 3: St. Paul's. Ida a pé até à London Bridge. Depois Torre de Londres e Tower Bridge. Barco para Greenwich. Andar a pé e trepar até ao Museu onde tirámos milhentas fotos no risco que indica a passagem do Meridiano. Regresso de comboio e depois metro até South Kensington onde voltámos ao Museu de História Natural. Harrod's. Hotel para nos prepararmos para o MAMA MIA! Sim, fomos ver! E foi fabuloso!!! :) Jantar em Leicester Square e caminha!

Dia 4: Notting Hill. Autocarro para Camden Town. Camden Town. Autocarro dos vermelhos de dois andares (o difícil 88 que faz o percurso Oxford Circus, Picadilly Circus, Trafalgar Square, Westminster e até ao outro lado do rio). Depois, outro 88 e o percurso inverso até Camden Town, onde bebemos um hot chocolate num pub e esperámos que uma certa pessoa fosse ter connosco (e não foi!). Metro para o hotel. Malas. Metro para o aeroporto. Avião. Lisboa.

Impressões. Não fica assim tão caro. Consegue-se comer sem ser fastfood. Nós comíamos sempre hamburguer ao almoço, mas íamos sempre a um italiano ao jantar, comer comidinha boa e nunca pagámos mais de 12 libras por jantar. Há museus muito caros, como o Madame Tussaud, mas a maioria dos museus tem entrada gratuita. Teríamos trazido de volta muitas libras se... se não tivéssemos comprado milhares de recuerdos e se não tivéssemos descoberto o Harrod's e uma loja que vende séries mesmo mesmo mesmo muito baratas. Trouxe as 4 temporadas de Friends que me faltavam por 10 libras cada (cá são 40 euros cada), além das 4 temporadas de Coupling por 20 libras. Além disso, no aeroporto ainda comprei um perfume YSL que cá custa à volta de 70euros, por 23 libras :). Além disso, fizémos muitas coisas que custam algum dinheiro e que nem toda a gente que vai a Londres faz... fomos a Greenwich de barco. E fomos a um musical. Há milhares à escolha. Mas queríamos mesmo ver o Mama Mia. Porque conhecíamos a história e não corríamos o risco de vir de lá sem perceber nada. Conseguimos bilhetes a metade do preço (40 libras em vez de 80) e fomos. E foi magnífico!!

Gostei de tudo. Tudo tudo tudo. As inglesas vestem-se muito mal e são umas assanhadas. Os ingleses são feios. Os polícias são simpáticos. Toda a gente foi sempre muito simpática. Só o hotel é que era mau. Era central, mas por mais de 100 libras por noite, era suposto termos direito a pelo menos pão fresco e nem isso... pão duro e torradas frias. Mas pronto... era limpinho e guardaram-nos as malas durante o dia de hoje até à hora de irmos para Heathrow.

E para quem se pergunta como é que eu fico sempre bem nas fotos, fiquem sabendo que há técnica. Técnica essa que, acidentalmente, foi apanhada em vídeo... em plena Covent Garden... quando ouvíamos o senhor a cantar na rua... eu achava que ia ser fotografada e fui filmada... ups! :) Ianita no seu melhor... ou não!! :)

13 comentários:

bono_poetry disse...

eu so comento ate a parte do hot chocolate(voces a minha espera num pub e eu nem sabia...)London e mesmo um local unico e ainda bem que se divirtiram!!!

M disse...

Bem regressada!
Gostei da pose para a foto! eheheh

Eu ainda conto ir a londres ver o musical dos Queen.
Apanharam o mercado de Portobello Road?

Isandes disse...

fónix! fartaste t de bulir! tens o diabo no corpo, moça. mas é assim mesmo; tb o faço! deste-m sauddades d londres... já m tás a ir à carteira, indirectamente... tau tau

Rony disse...

Isso é que foi aproveitar, até eu fiquei cansada, lol

Depois do video, aguardam-se as fotos!

Anónimo disse...

Olá Turista! Ainda bem que regressaste melhor do que foste, sim porque isto de trazer bagagem cultural não se paga e sabe bem!
Hoje vou acabar o meu roteiro. Quero saber onde fica esse tal italiano :p
Bem, até quero saber tudo com mais pormenores! Mas isso é para depois!
Neste momento, que sejas bem vinda!

Ianita disse...

Bono: tivesses o telefone ligado e sabias!! Cromo!

E sim, amei a tua cidade!! Faltou a tour pela noite londrina... fica para a próxima :D

Ianita disse...

Sayuri: éramos para ir ver o We will rock you, caso não conseguíssemos bilhetes baratos para o Mama Mia. Mas, conseguimos :D

Portobello Road soa-me familiar, mas estou na fase em que confundo tudo... onde fica isso?

(é que não estás a ver... pelo que consta, eu faço sempre isso... esteja com que cara estiver, quando a câmara aponta para mim, pose de Ianita! lol)

Ianita disse...

Isandes: era das 9 da manhã à meia-noite, sempre a andar. Sempre a mexer para cumprir o plano que ia feito de cá... e ia já hoje outra vez! ai ia, ia! :)

Ianita disse...

Rony: pois... tu já sabes... sorriso nos lábios, barriga para dentro e peito para fora... pose ianita :D

As fotos vão devagarinho... as primeiras já aí estão :D

Ianita disse...

Cleo: na primeira noite comemos num italiano no caminho entre Covent Garden e Picadilly. Nos outros dias, num Bella Italia em Leicester Square. Bella Italia há muitos pela cidade. Bom atendimento e bom preço. Comi sempre massas e estavam todas boas, sem muita gordura. Nunca comi sobremesa e demos sempre mais 12% sobre o valor da conta.

As tuas dicas foram fantásticas :) mas não comprámos o travelcard ou londoncard. Comprámos um Oyster com carregamentos para 4 dias por vinte e tal libras. Só pagámos entradas no Tussaud, London Eye e Torre de Londres. Para Greenwich fomos de barco (4 libras a partir da torre de Londres), mas dá para ir na DLR, que está incluída no cartão de transportes.

O porreiro é que o hotel ficava em Russel Square, linha azul do metro, a mesma de Heathrow, logo, não tivemos de andar a mudar de linhas com as malas :)

E a bagagem emocional é muito maior que a física (que vinha a rebentar pelas costuras!). Amei!! :)

Lita disse...

LOL
Muito bom, soou mesmo, mesmo bem! E adorei a pose de Ianita!:D

LP disse...

Ahah, o vídeo está brutal! Não deu uma boa foto mas deu um bom vídeo!

Ianita disse...

Lita: pois... aqui a ianita tem a mania e dá nisto... figuras tristes! LOL! :)

LP: Sim! E deu muitas risadas mal o vimos quando chegámos ao hotel! :)