16 de abril de 2011

dos deuses...

O Homem inventou os deuses para dar sentido à vida. Os deuses castigam os maus e recompensam os bons. Independentemente da Justiça dos humanos, podemos sempre contar com a justiça divina.

Não sou religiosa. Nunca fui. Embora acredite no Bem. Na moral. Na ética. No respeito pelos outros. No respeito pelo Eu. Na Justiça. E quero acreditar que "cá se fazem, cá se pagam".

Mas não é assim... nunca foi... por isso temos tantos deuses... a quem entregar o nosso destino em alturas de crise... a quem entregar esperanças e pedidos...

Não acho que façam mal. Nem bem. Não acho nada. Mas custa-me que não haja justiça aqui e agora. Que haja tanta gente boa a sofrer. Que haja tanta gente amoral a safar-se. Custa-me. 
Custa-me tanto que dou por mim a rogar a uma entidade superior qualquer... a pedir justiça... respeito... oportunidade... quando nada está nas nossas mãos, custa saber que não há nada a fazer... e acho que é isto... rezamos quando não há mais nada a fazer... quando não somos donos dos caminhos e dos obstáculos... quando não conseguimos que tudo fique bem... enquanto existirem deuses, há uma última esperança... acredita-se no inexplicável... no milagre... não há nada a fazer, mas tudo pode acontecer...

Olha por nós. Por mim e pelos meus.

1 comentário:

TM disse...

Realmente a religião é uma coisa muito estranha e demasiado complicada... eu cá prefiro a fé... achas que é mais simples...