25 de abril de 2011

Liberdade

Não esquecer que liberdade não é sinónimo de libertinagem. Com liberdade vem responsabilidade. Vêm direitos, mas vêm deveres também.

Não me apetece estar a lembrar os que lutaram, sofreram, morreram pela nossa liberdade. Ao que me parece, a maioria não quer saber. Porque a maioria nem sequer se dá ao trabalho de levantar o rabo do sofá para ir votar. E depois fala mal dos governos que os outros escolhem. Quem abdica da sua voz, está a dar mais voz aos outros. A beleza da democracia é que os nossos votos valem todos o mesmo. Não é como as eleições nos clubes desportivos. Cada um de nós tem uma voz. Cada um de nós tem a obrigação de a fazer ouvir.

Homenageio hoje, como sempre, os poetas, os músicos, os homens de armas, os homens comuns, os coitados que foram mandados das saias das mães directamente para o inferno da guerra... os que lutaram pela minha liberdade. E eu hoje luto. Pela minha liberdade e pela liberdade das gerações vindouras. É minha obrigação. É minha responsabilidade. Hoje e sempre. Para sempre.

E como hoje passei a noite "com" este grande senhor... aqui ficam as suas palavras de liberdade...



A democracia é o pior
de todos os sistemas
com excepção de todos os outros

Há muitos países que julgam
que têm democracia
inclusive às vezes o nosso
mas encha-se de justiça o fosso
e erga-se a liberdade ao meio
que só de intenções está o inferno cheio

Não há justiça sem liberdade
e o vice-versa é também verdade
essa é a luta, no fundo
p'los direitos humanos no mundo

Sem comentários: