4 de agosto de 2011

Às mulheres

Toda a gente se queixa dos impostos que paga. E das taxas moderadoras. E de tudo e mais alguma coisa. Mas abdicam de muito do que têm direito à conta desses impostos.

O Serviço Nacional de Saúde oferece (isso mesmo, oferece!) planeamento familiar. Acessível a todos. Gratuito. Exames completos gratuitos. Contraceptivos gratuitos. Tudo gratuito. E ainda assim há mulheres que não fazem exames preventivos.

Desde os 18 anos que vou à consulta de planeamento no meu centro de saúde. A última consulta foi em Maio. E esta semana chamaram-me. Havia problemas com a citologia... e eu fiquei sem dormir... enervada... preocupada... em pânico... hoje voltei à consulta, gratuita, e fiquei a saber que era apenas uma infecção. Não tenho factores de risco, mas ainda assim, sem qualquer sintoma, uma infecção que vai ser tratada com antibióticos e afins.

E se partilho isto é porque tenho muitas amigas que há anos que não fazem uma consulta de rotina...

Não temos de ser hipocondríacas... mas ir a uma consulta uma vez por ano é lutar pela nossa saúde.

Porque depois de se ter sintomas pode ser tarde demais... e aí não há antibiótico que nos valha.

Por isso... minhas amigas.... é de borla... não dói nada... vão ao médico por favor!

Sem comentários: