7 de julho de 2008

Moishe Zakharovich Shagalov

Bielorusso, nascido em 7 de Julho de 1887. Se calhar nunca tinham ouvido falar neste senhor... Mas vejam lá se conhecem isto:



Noivos voadores


Adão e Eva


Aniversário



O violinista




Estes são alguns dos meus quadros preferidos deste génio da pintura e das artes em geral e que marcou definitivamente o século XX. Artista polifacético, cultiva, além da pintura, a cenografia, os vitrais, os mosaicos, etc. O seu mundo pictórico desliga-se em certo modo das vanguardas e é profundamente pessoal; contém elementos cubistas e surrealistas, assim como símbolos judaicos e russos. A variedade cromática, um aparente infantilismo e a facilidade decorativa repetem-se incessantemente na sua pintura no decurso da sua longa vida.
A pintura é lírica e onírica e é precisamente por isso que gosto tanto. Porque voamos com aqueles noivos e ouvimos o som daquele violino. São imagens que nos elevam, que nos carregam e nos fazem sonhar.

Moishe Zakharovich Shagalov é Marc Chagal. Parabéns!

7 comentários:

Unknown disse...

Mas que chique que a minha amiga esta!!!

Ianita disse...

Sempre estive. Tu é que não me ligas nenhuma. Eu até sou uma pessoa com cultura e coiso e tal.

Pois é!

Unknown disse...

Nunca duvidei da cultura a parte do coiso e tal e que nao sabia que tinhas...

Ianita disse...

Isto é aqui um manancial de surpresas!

É o meu ascendente em Caranguejo a vir ao de cima! O meu lado sensível e dado às artes. Tudo a ver comigo, hein? E coiso e tal!

LMF disse...

Pois Shagalov é q nao sabia. Sim o Chagal é muito grande, daqueles artistas que dificilmente se pode tentar "enfiar" em algum movimento, porque tem uma obra muito única e original. Ah e até é caranguejo.

Ianita disse...

Não me tinha ocorrido... E tu não és também um crustáceo? ;)

Eu gosto precisamente por ser um tipo de arte que me parece despretensiosa e sincera. Mas isto sou eu, a intelectual da Maria. :)

Estou de Dieta disse...

Como nós estamos... ai ai...