25 de agosto de 2008

Filmes


A História é fantástica. Cheia de mistérios, de factos nebulosos, cheia de subjectividade, cheia de humanidade. Não é uma ciência exacta e por isso é que é tão fascinante. Ontem vi o filme "The other boleyn girl", com o Eric Bana como Henrique VIII, a Natalie Portman como Ana Bolena e a Scarlet Johanson no papel de Maria Bolena.

Eu adoro História. E adoro ficção. E como é sabido uma coisa não está desligada da outra. Adoro romances históricos, filmes históricos, documentários, etc. Achava que já tinha visto tudo sobre a estória do Henrique VIII. Desconhecia a Maria Bolena. Passei o filme a pensar que ela não tinha existido, que era personagem de ficção. Pois é uma personagem de ficção de facto, mas baseada numa Maria Bolena que existiu. Irmã de Ana Bolena e amante do Henrique VIII. Procurei na net. É verdade que ela existiu. Estamos sempre a aprender. :) O filme é bom, para quem, como eu, aprecie o género histórico, ou melhor, a ficção histórica. Ou então para quem goste de ver o Eric Bana em tronco nu... ;)

E já que estamos numa de cinema, hoje faz aninhos o Tim Burton. Por isso, faço homenagem ao senhor, relembrando um dos meus filmes preferidos, realizado por ele e brilhantemente protagonizado pelo inevitável Johny Depp, "Eduardo mãos de tesoura". Brilhante, lindo! Das primeiras lágrimas que derramei em frente à televisão...

7 comentários:

Rony disse...

"As Duas Irmãs" é um filme que se vê bem, sem ser marcante.

Quanto ao "Eduardo Mãos de Tesoura", faz parte do meu imaginário.

Ianita disse...

É um filme notável, de facto. E extremamente sensível...

Unknown disse...

Ontem estive a rever (sim porque no Canada tambem ha filmes que passam 50 vezes na tv) "Era uma vez no Mexico" com o Joazinho. Gosto muito dele. E um dos meus actores preferidos. Consegue fazer-me rir e tambem chorar. Uma grande proeza. So equiparada pelo meu namorado ;)

Ianita disse...

Ele é mesmo muito cómico. Lembro-me sempre de uma cena em particular, no "A lenda do cavaleiro sem cabeça". Ele é de facto muito bom. Na minha lista, só é destronado pelo Brad :)

Unknown disse...

Brad, volta que tas perdoado!!!Tambem gosto muito do Edward Norton :)

Ianita disse...

Estamos em plena sintonia. Já viste o "Painted veil"?

E que tal Colin Farrel? Mais numa de bad boy... :)

Dawa disse...

Tim Burton é um dos meus realizadores favoritos e o J. Depp é o melhor actor do mundo! Tenho dito!
Beijos! Vou voltar com certeza...