23 de outubro de 2008

Hoje

Estou cansada, mal-disposta, com dor de cabeça, irritada, com vontade de simplesmente parar. Nunca vos apeteceu apenas e só parar? A mim apetece-me parar. Deixar tudo em stand-by como se se tratasse de um filme mau que se vê no dvd... Carregar pause e voltar lá depois. Ou então não voltar porque o filme é muito mau e não vale a pena. Então tira-se o filme e arruma-se na caixa e pronto, não se pensa mais no assunto. A vida podia funcionar como um leitor de dvd... se o filme não presta não temos de o aguentar até ao fim. Temos o comando na mão, podemos parar quando quisermos e mudar de filme ou então não ver filme nenhum porque não nos apetece, porque queremos ler ou porque queremos ver programas da treta na tv ou porque pura simplesmente queremos que tudo pare, que o Mundo pare de girar, que o som e a luz parem, e apenas ficar. Isso. Só isso. Fechar para férias e voltar depois se me apetecer voltar, se for viável, se entretanto não declarar falência física e emocional. Vou parar.
"Eram três da tarde e, em vez de voltar para o escritório como tinha de ser, resolveu ir ao barbeiro. Não precisava de cortar o cabelo. Do que precisava era de parar para pensar. Há dias em que uma pessoa se sente tão confusa que não consegue continuar."
"Mas às vezes é mesmo preciso parar, para depois poder continuar. Corre-se um perigo, é certo e ele sabia-o, que é o de esquecer como se tinha ido até ali, chegado até ali. O melhor mesmo é nem parar nunca e só continuar.

Mas naquele princípio de tarde ele teve mesmo de parar, nem que fosse só para saber onde estava e para onde devia seguir e sentou-se na cadeira enquanto o barbeiro o envolvia na toalha branca com todo o cuidado, sobretudo à volta do pescoço, desaparecendo todo o seu corpo e ficando só a cabeça de fora, o que poderia ser cómico noutra qualquer situação, mas naquela não."
Pedro Paixão, Viver todos os dias cansa. (aqui)

16 comentários:

Anita disse...

Também sofro dessa mal às vezes...era tão bom se pudéssemos controlar o tempo:/

Beijinho

Rony disse...

Força ai ;)

Ianita disse...

Era um comando se faz favor...

Tojó disse...

Ianita...
Tojó - Se isto fosse fácil não tinha piada nenhuma. Como realizadora do teu filme só tens de pensar em dar a volta à história.
Ianita - É tão fácil dizê-lo ao outros...
Tojó - Agora tá a dar os parabéns ao recém Instrutor de Condução :)
Ianita - Mas o que é que isto tem a ver com...!?
Tojó - Hoje tou numa CENA fixe...
Abraço da família Rei Pinto

_+*Ælitis*+_ disse...

Para, respira e cuida bem de ti... melhores dias virão!

Beijo meu ♥,

A Elite

u João disse...

Olá1 Quem nunca teve um dia assim!?Parar pra pensar e talvez fugir para um outro lugar. Mas aqui é que está o problema, porque se fugimos levamos os nossos problemas connosco.
Gosto do Pedro Paixão
beijo

Dawa disse...

MUuuuuuuuuuuuuuitas vezes me apetece parar o filme, mas parece que este filme só pára quando quer e também parece que isso não é bom.
Beijinhos

Isandes disse...

Amanhã já está tudo bem, se Deus quiser. Bjoca

Ianita disse...

Tójó: PARABÉNS!!!
O que tem a ver?Tudo! Fico feliz por ver os meus amigos felizes. Estou verdadeiramente e genuinamente feliz. Epah, a festa vai ser em grande! Só em Dezembro, mas em grande! Beijinhos aos três :)

Ianita disse...

Elite: às vezes tento respirar mais devagar, como se o simples facto de respirar devagar acalmasse as coisas, mas...

João: Para além de um dia daqueles, para piorar, estava doente... Uma avalanche caiu-m em cima e eu não queria lutar para me libertar, mas simplesmente ficar quieta...
(Li este livro há muitos anos, mas ontem pareceu-me adequado)

Dawa: Pois, parar também não me parece boa ideia. Era um pausezito... mas...

Isandes: Não sei se Deus quis, mas hoje estou melhor. Porque ontem tomei tudo o que foi comprimido e bebi chá de limão e todas essas coisas que fazem bem ao corpo e à alma (quando estamos doentes, claro!).

Um beijinho a todos!

Brigitte disse...

Animo, haverá dias bem melhores.
:)
beijinhos

Ianita disse...

Haverá pois! Acredito na lei das compensações, por isso, está um dia de maravilhosa felicidade no meu horizonte. Pode não ser hoje, pode não ser amanhã...

Kisses

Neni disse...

Apetece mesmo, muitas vezes!
Gostei do texto...:)
*

Ianita disse...

Mas a vida não está para apetites, não é? Croma de vida!

LOL :)

Kiss

(Obrigada)

LP disse...

É algo que todos percebemos, mas desde que vi o filme Click que tenho um bacado horror a "comandos" para controlar a vida!

Beijinhos e bom fim-de-semana!

Ianita disse...

Mas o Adam Sandler era parvo, no mínimo!

Mas sim, agora que falas nisso, se calhar o melhor mesmo é não haver comandos. Mas custa...

Kiss e bom fim-de-semana também! :)