11 de novembro de 2008

Dia de S. Martinho

Dia 11 de Novembro é dia de S. Martinho. Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio. Estava um dia invernoso e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro, que se chamava Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada. Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu. Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol. E é por isso que se fala em Verão de S. Martinho, porque, depois desse dia, está sempre bom tempo por volta do S. Martinho. Como hoje... está sol e menos frio do que nos outros dias... está um belo dia de Verão de S. Martinho. :)



O porquê de no dia de S. Martinho se fazerem magustos já me escapa. Uma vez que o cavaleiro deu de beber e de comer ao mendigo, é normal que nesta altura se faça alguma coisa ritual para simbolizar essa dádiva primordial. E como este é um tempo profícuo em castanhas e em vinho... umas alimentam e o outro aquece... Talvez.
Cá eu tenho saudades dos magustos nas escolas por onde passei enquanto aluna e enquanto professora... a alegria, o convívio, as castanhas a queimarem nas mãos. Agora é diferente. Como as castanhas assadas em casa, na lareira, com os meus pais. Já não faço aquelas traquinices de pôr um castanha por cortar no meio das outras só para a ouvir estalar... mas já posso beber um copito, coisa que dantes não podia. A vida é assim... vamos perdendo umas coisas, mas vamos ganhando outras :)




Deixo-vos um dos muitos provérbios desta data, assim como que para inspirar a noite de hoje...



Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano já não te faz dano. :)

12 comentários:

Rony disse...

Adoro castanhas, em especial cozidas. Ontem antecipei o São Martinho e comi uma barrigada delas ;)

Kiss

TolicesOC disse...

As coisas que tu sabes, mana...
... nunca sequer me tinha questionado acerca da história de S.Martinho.

Mas sei que há uma parábola na Biblia parecida com esta (mas é entre pai e filho). Enfim, isto é porque sou mt religiosa! Eheheh!


Beijinhos,

Ianita disse...

Verónica: acho que no maravilhoso refeitório do GM a comida tem castanhas. Espero não apanhar uma dor de barriga, porque ali nunca se sabe... :)

Olga: Muito religiosa! És tu e eu que por tanto ir à Missa já fiz uns 5 abortos! :) Ah! E vivo com um homem numa casa que por acaso é tua, mas como a senhora sabe exactamente onde tu vives e não é ali, só sobro eu, a pecadora! :)

O que me interessa é que hoje o nosso querido pai vai acender a lareira e assar castanhas, o resto... bem, o resto é conversa!

PS: Já escolhi outro livro para ti! :)

Kisses

Paulo Lontro disse...

hiiiii ... iani, já nem me lembrava disto!
Aqui à frente do escritório, hoje, está um vendedor de castanhas assadas... lá vou eu... a culpa foi tua!
:) :)

Ianita disse...

Aproveita! Eu tenho mesmo que esperar por de noite...

Mas logo vou encher a barriga!! :)

Kisses

(Bom apetite!)

Ska disse...

Ele chama-se São Martinho porque o nome completo dele era Conceição Martinho

Ianita disse...

Hummm... Cheira-me a piada, mas eu confesso que não entendi...

Expilica...

Lita disse...

Eu também adoro castanhas... assadas ou cozidas, se bem que cozidas com erva doce é o sabor da minha infância. Hoje vivo o S. Martinho através da alegria da filhota, que leva para a creche o seu saquito de castanhas para assar. Com um sorriso de orelha a orelha. Realmente, aprendemos a valorizar coisas diferentes, com o tempo.
Beijinhos.

Ianita disse...

E ela não leva uma castanhita por cortar no meio das outras? :)

Em minha casa as castanhas são assadas à lareira. O meu pai vai descascando e só depois é que come e eu, de vez em quando, "roubo" umas quantas que ele descascou! :)

Adoro castanhas e adoro ter falado no Verão de S. Martinho... Tanto falei de deu em chover a potes... Ele há coisas...

Beijinhos!

miak disse...

Pois eu era para ter nascido neste dia. Se fosse conta certa. Mas como fui prematuro lá vim em Setembro.

Hoje na empresa ofereceram castanhas. Mas 5!?!?!?

Não deviam ser 6???

Anita disse...

já não tem a piada de outros tempos mas, é sempre um bom motivo para atacar as castanhas ehehehe:))
beijinho

Ianita disse...

Miak: Ofereceram 5 castanhas?! De facto é estranho... eu cá enchi a barriga! :)

anita: Um grande motivo para atacar as castanhas e como as castanhas são assim para o indegestas, é um óptimo motivo para beber um belo digestivo! :)

Kisses