30 de janeiro de 2009

As esquinas do Tempo

Foi mais uma tarde louca e de sonho e, fosse qual fosse a faixa do tempo em que se encontrassem, sentiram-se, como todos os amantes, fora de qualquer espaço e de qualquer tempo. Fizeram um amor sagrado, um amor profano, um amor devoto, um amor transgressor , um amor nómada, um amor sedentário, um amor viajante por ares e mares e terras e rios e desertos e florestas, um amor de bichos, um amor de deuses.
Ontem de manhã fui ao médico. Sabia que ia ter de esperar e então levei um livro. Não levei o Roma porque é demasiado grande para andar na mala. Levei o novo da Rosa Lobato de Faria porque me andava a fazer comichão. Comecei a ler, a ler, a ler, a ler.
Fui chamada para o consultório e acho que emiti um "Já?". Lá fui e depois tive de vir trabalhar... mas tinha deixado a leitura incompleta... a meio de uma página... a meio de tudo. Quando cheguei a casa, ao fim do dia, tinha imensas coisas para fazer. Sendo o imensas, tomar banho, secar o cabelo, vestir o pijama, jantar e levantar a mesa :) Ainda vi o Two and a half Men e depois recomecei a leitura...
Fui para a cama quando o terminei. Caramba! Deve ser bom ter-se certezas destas. Deve ser tão bom saber-se escrever assim. Reconheço ali o Post-Modernismo, mas só nas suas partes boas. Na parte em que nos aproxima do narrador, na parte da escrita corrida que nos engole... as partes chatas do Post-Modernismo não estão ali. Que delícia de escrita. Que delícia de história.
Mas, mais uma vez e tal e qual aconteceu em O romance de Cordélia, a Rosinha dá-nos a volta e leva-nos para um fim que não era o nosso. Um fim que nos angustia. Caramba! Mil vezes caramba! Esta mulher escreve bem! Não posso dizer que seja especialista... li, com este, 5 livros dela... Este "As esquinas do tempo" acaba por ser uma mistura de Romance de Cordélia (na forma como acaba tão fora das nossas expectativas) com A trança de Inês (nas viagens...), precisamente os dois livros dela de que mais tinha gostado.
As esquinas do Tempo... que livro fantástico. Que leitura enriquecedora. Que escrita tão tão boa. Que delícia de livro. Caramba que a Rosinha escreve bem! Deixa-me sempre a leste... Caramba! Que dinheiro tão bem empregue! Caramba!

8 comentários:

Lita disse...

Fora de espaço e tempo... hmmm, fiquei-lhe com gosto!!!! Mesmo!

Ianita disse...

Vai a caminho! :)

Kisses

im disse...

E não é que hoje estava mesmo para fazer um post com uma passagem do livro da Rosa Lobato Faria "O Romance de Cordélia" que acabei de ler a semana passada e adorei...aliás como todos os que li desta autora...sendo o meu preferido "A Flor de Sal"!

Obrigada...assim já sei o livro que vou ler a seguir...é só acabar o que me ocupa neste momento!

beijos

Ianita disse...

A flor de sal adorei também.

Diz-me lá se não estavas sempre à espera que ela pusesse uma peruca e mudasse de nome? Fiquei desgostosa com o fim que ela deu ao livro, mas...

Recomendo este e "A trança de Inês" que, até agora, é o meu preferido :)

Kisses

im disse...

Ianita, mas não havia o filho para salvar, nem o malvado do "marido" milionário e da esposa estéril...eu nem fiquei desgostosa com o fim! Afinal a Cordélia descobriu a missão da sua vida...

"A trança de Inês" já li...é uma viagem pelo Tempo alucinante!

beijos

Vera Angélico disse...

Ora bem... vamos lá ver se nos entendemos... vou ficar mais pobre e a culpa é tua (Só estou à espera da abertura da livraria daqui da frente...)!

Estava a precisar de sugestões de leitura e fiquei muito muito muito curiosa!

Ianita disse...

IM: Pois... mas havia a vingança para perpetrar... havia um ajuste de contas que nunca foi feito... fiquei com vontade de ir lá mandar uns pares de estalos :)

A trança de Inês... é uma delícia de livro... e hoje que o Poeta falava de Eros-Tanatos... uma história que nunca terminaria bem... não terminou bem no passado quando ele era de condição social superior... não terminou bem no presente, quando eram de condição social igual e não terminou bem no futuro, quando ela era de condição social superior... Paixão era a palavras. E com a paixão vem a tragédia, a morte, sempre de mãos dadas... :)

Kiss

Ianita disse...

Vera: eu comprei o meu com talão de desconto da Betrand, por isso, saiu mais baratinho! :) ainda assim, são 15€, não é um livro muito caro, para o que por aí se vÊ... e vem em capas duras :)

Eu bem te dizia que não ia ser capaz de dormir sem o acabar... e assim foi! ;)

Kisses
(depois diz o que achaste)