16 de janeiro de 2009

Senhor Engenheiro

Eu sou de Letras. Sempre gostei de Matemática e tenho um bom raciocínio lógico, mas sou de Letras. Não percebo nada de Engenharia.
Dito isto, o meu boss é engenheiro civil. Temos que o tratar por engenheiro, embora, ele seja apenas e só licenciado em engenharia, tal Sócrates. Porque para se ser engenheiro daqueles a sério tem de se estar inscrito na Ordem dos Engenheiros como membro efectivo. E isso consegue-se de duas formas: com estágio ou pelo curriculum.
Ele estágio não fez. Entretanto, era mesmo preciso que ele fosse engenheiro a sério por causa do Alvará da empresa. Passaram os 5 anos da licenciatura e surgiu a oportunidade de ele se tornar membro efectivo da Ordem pelo curriculum. Tratei das papeladas que podia e deixei o processo na secretária dele, faltava o cv, as declarações das empresas e duas fotos. Passaram meses. Uma semana antes de terminar o prazo de validade do Alvará ele lembrou-se. Mandou a minha colega arranjar fotos dele (?!) e disse-me a mim que lhe fizesse o curriculum.
Ora... um curriculum específico, com coisas técnicas de engenharia. A dizer em que obras é que ele trabalhou e a fazer o quê. De notar que ele é administrador, logo, o cv foi todo inventado por mim, que sou de Letras. E depois andei a fabricar as declarações das empresas, das quais ele é administrador, a dizer que ele era bom funcionário e que tinha de facto feito aquelas coisas todas que eu mencionava no cv.
Preparámos tudo, ele assinou (e não, não nos mandou a nós assinar) e enviámos. Hoje chegou a resposta e foi com um prazer interior que lhe disse que ele era já membro efectivo da Ordem. E foi com um gosto muito pessoal que o vi olhar-me nos olhos e agradecer o bom trabalho. Tipo chapada sem mão. Vale de pouco, mas... Agora sim, ele é o senhor engenheiro! :)

18 comentários:

Brigitte disse...

Mas,mas.....e o exame que deveria ser feito, para aceder à ordem????

Beijos
até segunda-feira
:)

Ianita disse...

Nada de exame... curriculum vitae de pelo menos 5 anos a trabalhar na área. Eles avaliam e se o cv for bom e suficiente... :)

Kisses

Lita disse...

No coment...

Ianita disse...

Pelo menos não me pode chamar incompetente...

LOL :)

(É mesmo cromo o meu boss!)

LP disse...

Estou mesmo a ver que será a próxima 'secretária' do Sócrates... (ainda sem o eng. à frente) =D

Beijinhos e bom fim-de-semana

IandU disse...

E com esta saiu-me a rir :P

Hélio disse...

Para mim, a seguinte equação sempre foi válida e logicamente verdadeira:

Ordens=Máfia=Corrupção=Interesses=
=Campadrio="Amiguismo"=Forças de Bloqueio=INCOMPETENCIA COMPROVADA

Lamento-te pobre país... como dizia o poeta "Não se nasce impunemente nas areias de Portugal..."

Beijinho :)

Isandes disse...

És cúmplice dele? Ainda vais presa,mulher... lol
Mas quando for grande, quero ser como ele, delegar funções assim, num estalar de dedos...

Isandes disse...

És cúmplice dele? Ainda vais presa,mulher... lol
Mas quando for grande, quero ser como ele, delegar funções assim, num estalar de dedos...

Ianita disse...

Isandes: O grande problema é que se não for cúmplice dele sou despedida... e, neste caso, que se lixem os valores morais... é triste, mas a verdade é esta.

Também gostava de poder delegar funções, mas com mais bom-senso... Se alguém quiser escrever a minha tese de mestrado... :)

Ianita disse...

Hélio: Esta questão das Ordens... neste caso a culpa não é deles. Para eles é preciso um estágio e pode um engenheiro ser dispensado de estágio se tiver cv válido de pelo menos 5 anos. Ora, o cv apareceu com declarações a comprová-lo...

O problema deste país são pessoas como eu... que têm de se sujeitar às vontades de pessoa da treta. A verdade é esta. Se ninguém lhe fizesse o trabalho, ele era obrigado a fazê-lo e não tinha havido fraude... MEA CULPA.

"Ai Portugal, Portugal! De que é que estás à espera?" mas Portugal somos nós...

Kisses

Ianita disse...

LP: mas agora ele já é engenheiro a sério :)

Kiss

Iandu: sim, só com sentido de humor é que uma pessoa sobrevive a isto...

Kiss

Hélio disse...

Para tua sorte e mais do teu chefe, e azar do país e das pessoas, o problema é que ninguém fiscaliza o que se lhes apresenta... e é aqui q o compadrio se instala e a incompetencia... é só isso. Se calhar ele até é competente, nao sei, e até nem há grande problema mas aqui a questão é a fiscalização da documentação... just that!

Beijinho :)

Ianita disse...

Eles podem fiscalizar tudo... as empresas para que ele trabalha são dele... logo... ele não trabalhou naquelas obras, mas sair-se-ia bem se lhe perguntassem coisas... pelo menos acho que sim.

Há coisas bem piores a não serem fiscalizadas e que nos saem do bolso... como pessoal que declara falência, manda os funcionários pro desemprego e tem contas off shore e 3 casas e mais n sei o q...

Ou subsídios de desemprego a quem trabalha...

Ou subsídios a quem podia estar a trabalhar...

Ou bolsas a filhos de empresários, que roubam o Estado ao declararem o ordenado mínimo...

Isto sim era fácil de verificar.

E podemos ajudar... se pedirmos facturas quando vamos comprar coisas... mesmo um simples café :)

Kisses
( e eu tb n peço sempre factura...)

O Cigarrilha disse...

eheh ahah

que show Ianita que show.)

Bjos e Saúde

Ianita disse...

Que show... :)

Kisses

Unknown disse...

Uma vez que o curriculum desse individuo (recuso-me a chamar-lhe outra coisa...) foi completamente manufacturado por ti, concluo que ja es Inginheira!!!!! Parabens

Ianita disse...

:) LOL

Era bonito, não era?

Kisses