27 de março de 2009

Dia Mundial do Teatro


Já disse muitas vezes que não gosto de dias instituídos. E este dia Mundial do Teatro é outro de que não gosto. Para que é que o Teatro quer um dia? E tinha de ser este dia? Penso agora que nunca tive nada só meu... o nome era sempre partilhado por meia dúzia de pessoas da mesma turma. Até o dia de aniversário foi sempre partilhado, até ao 12º ano pelo menos. Depois... depois começaram com esta coisa do dia do Teatro. Cromos.


Eu gosto do Teatro. Tive duas experiências enquanto actriz (isto soa bem!). Uma na 2ª classe em que fui a protagonista. Só me lembro que fazia de velhota e tinha imenso texto para decorar e recebi óptimas críticas. E depois no 9º ano. No inefável e inevitável Auto da Barca do Inferno. Fui o Anjo (what else?) na cena do sapateiro e levei tudo decorado e nunca olhei para o livro.
E pronto. A partir daí a minha relação com o teatro foi mais de leitora. Principalmente na Faculdade. Sófocles, Ésquilo, Eurípides, Aristófanes, Plauto, Séneca. Lá havia uma grupo de teatro, o Thyasos. Lembro-me de ser caloira e de ver o DJ fazer o Epídico. Brutal. Acho que nunca ri tanto na vida. Depois o mesmo DJ foi o Sósia, do Anfitrião. Fizeram algumas tragédias, mas o dom deles era para a comédia. Lembro-me de ver o público a rir à gargalhada nas Traquínias (acho que foi nesta) e de eu dizer ao ouvido da minha companhia "não te rias que isto é uma tragédia". Lembro-me de uma amiga que deixou o curso a meio para fazer o curso de teatro da Escola Superior de Educação. Uma verdadeira actriz.
Tenho o desejo de ver uma Medeia. Um Rei Édipo. As minhas tragédias preferidas. Acho que são os livros mais pequenos e ao mesmo tempo mais densos que li na vida. Um dia...


Pronto. Hoje é o dia Mundial do Teatro. Hoje sai a 1ª edição da Playboy portuguesa. Hoje muitas coisas... :)

24 comentários:

IandU disse...

Associar no mesmo dia a Playboy e o Dia do Teatro é obra :P

Eu hoje vou ao teatro ;)

Beijinhos

Ianita disse...

Iandu: eu hoje estou oficialmente livre da dieta do colesterol! Por isso hoje vai haver muito bolo de chocolate e muita pizza e lasanha :)

Kisses
(eu já sou famosa por associar coisas que não têm nada a ver... já uma vez fiz um post sobre a crise, a tv Guia e a poesia do José Gomes Ferreira. Arte :)

kISS

Rony disse...

Também participei em peças de teatro quando andava no quinto e no sexto ano, eram peças originais que dois colegas nossos escreviam.

Mas a minha primeira experiência foi como figurante, quando frequentava a catequese, fiz de Virgem Maria, lol, quem diria!

Ianita disse...

Verónica: quem diria que a Virgem Maria era personagem figurante? :)

Deves ter feito muito bem! Olha que duas, uma Virgem e um Anjo ;)

kiss

Paulo Lontro disse...

Bem me parecia que te conhecia de qualquer lado...
Afinal és artista da rádio, televisão e da cassete pirata!
:)

E hoje é sexta, há teatro na RTP.

Ianita disse...

Paulo: é verdade! Júlio Dinis.

Mas tinha os olhos postos na programação da dois... mas se calhar não vai dar para ver nada, há jantar de família hoje :)

Kisses
(o rei de toda a música ro)

Rice Man disse...

"Hoje muitas coisas..." ...mas decerto totalmente secundárias para as pessoas que te adoram. Para elas será o Dia Mundial da Lanita e mais nada. ;)

Ianita disse...

Rice Man: Sim! :) Pelo menos quero que sim! :) que eu consiga ser única para os meus. E mai nada! :)

Obrigada, mais uma vez.

Kiss

Eumesma disse...

Não sou mto fâ de Teatro, por isso vou directo ao mais importante (para mim): o Dia da Ianita.:-)

Que hoje e sempre seja um dia Feliz (gosto mto desta expressão que aprendi um dia com alguém, desejo de dias felizes :), cheio de coisas boas.

Gostei de ter ter encontrado por aqui e gosto sempre que me visitas, escreves com sentimento e isso é mto importante para mim.

Beijinho Grande ( dakilo que tu sabes).

Ianita disse...

Eumesma: sou aquilo que se vÊ. Mais transparente impossível... aliás... talvez seja mais transparente aqui que na vida a sério dos olhos nos olhos.

Obrigada por tudo.

Kisses

Li disse...

Com que então fazes anos hoje...Parabéns!!! :D
Espero que o teu dia tenha corrido bem e que os teus desejos se tornem realidade...:)

Também tive as minhas experiências no campo da representação. Na escola primária, no Natal, faziamos sempre uma festa com varias peças de teatro e fiz muitas peças: fiz de cigarra, fiz de avozinha do capuchinho, etc, etc, etc. Mais tarde, tb no 9º ano e tb na Auto da Barca do Inferno, fiz de enforcado. :D

bjs

Isandes disse...

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
como já na vou a tempo de te desejar 1 bom dia, tem 1 boa noite!
Bomba aí, hein?

(na faculdade só tive 1 ano de texto dramático, shakespeare, mas agora tenho 1 semestral ké dramaturgia e escrita criativa e tou a amar! Pinter, Brecht, beckett, kane,...mt fixe)

beijão!

Anónimo disse...

Parabéns um pouquinho atrasados! Muitas felicidades!!

O Thíasos ainda existe e continua de óptima saúde! Aliás, desde o tempo do "Epídico", devo dizê-lo, muito evoluiu a todos os níveis.
Actualmente tem 2 peças em cena -"As Vespas" de Aristófanes; "Agamémnon" de Ésquilo; e agora em finais de Abril estreia mais uma comédia encenada por Zé Luís Brandão, o "Poenulus" de Plauto. Fui a alguns ensaios e parece-me que promete!

Eu continuo a fazer parte do grupo, que agora está cheio de malta nova (que vai sempre mudando), como deves calcular, e oriunda de cursos tão variados como Psicologia, Engenharia, História, mas sempre com orientação e direcção classicista, claro está! Eu pertenço à velha guarda dos clássicos resistentes e participo actualmente nas "Vespas" que estrearam o ano passado. Antes disso fiz outras peças, inclusivamente as "Mulheres no Parlamento", também de Aristófanes, que representámos durante 3 anos! Têm vida longa as peças do Thíasos.:)
Sempre gostei muito de teatro e de toda a camaradagem que se vive no Thíasos. Infelizmente, o tempo não dá para tudo e, como temos de nos desdobrar no dia-a-dia numa série de papéis (reais) e tão diversos, o teatro tem ficado um pouco mais à margem. Assim, este ano só estou numa peça.
Os tempos do "Epídico" foram muito bons, a peça agradou muito ao público. E eu já lá estava! Foi onde me estreei, como a cândida Teléstis ao som do emblemático "Agora queres mas eu digo assim/ chupa, chupa, chupa/, chupa no dedo". Muito bom! Era caloira e era tudo novo para mim. Essa peça marcou-me muito.

Estás obviamente convidada a vir ver as peças do Thíasos em cartaz ou as dos grupos estrangeiros que vêm a Portugal aquando do Festival de Teatro de Tema Clássico, que se realiza a partir de Abril, um pouco por todo o país. É só dizeres!

Beijinhos e bom fim-de-semana!

Manitas Del Plata disse...

ola! tens um mimo no meu cantinho ;)

Mi disse...

Eu tive a sorte (ou não) de nascer no dia de aniversário da minha avó... também fiquei sem um dia meu. E acho que o dia 3 de Março não é o dia de mais nada, em especial...

Ianita disse...

Lilipat: enforcado? Ui... isso para mim não dava ... até me arrepiei agora :)

A escola ainda é um lugar onde podemos experimentar de tudo um pouco e ainda bem.

Kisses

Ianita disse...

Isandes: pois muito Obrigada! :)

A minha onda é mais os clássicos. Dessa malta "nova" conheço muito pouco :)

Kisses

Ianita disse...

Mary:Obrigada!

Folgo em vos ouvir bem, de saúde e para durar :)

Tenho pena que o cartaz dos ciclos de teatro clássico não seja muito divulgado. É que bem sabendo onde há sou bem gaja para ir. Gostei sempre de todas as comédias que fizeram. Tragédias vi uma, que não vos saiu muito bem, mas acredito que, tantos anos passados, as coisas estejam bem melhores :)

Tenho saudades de me rir a sério e de sentir a sério, com os verdadeiros textos :)

KIsses

Ianita disse...

Manitas: estou a modos que de férias... quando regressar a isto dos blogs à séria, verifico, mas, desde já, obrigada :)

Ianita disse...

Mi: tenho este trauma... sabes, em minha casa sempre fui Ana. Quando cheguei à escola, como havia muitas, "mudaram-me" o nome... sempre detestei isso. Isto do dia não me chateia assim tanto :)

Kisses

Li disse...

Enforcado, sim...até uma corda tive de levar para colocar ao pescoço...ihihihi...mas nem por isso foi mais fácil, o texto que eu tinha para dizer era super comprido e ia todo decoradinho...:)

bjs

p.s. - hoje passei à placa que anuncia a tua terra...:)

Ianita disse...

Lilipat: para a próxima viras e vens cá bater à porta e eu terei todo o gosto em te oferecer um chá ou uma qualquer outra bebida de tua predilecção :)

Gostava de ter visto esse enforcado. Aliás, tenho pena de ter crescido num tempo pouco electrónico. Não há registos de quase nada! (por outro lado, se calhar é melhor...)

Kiss

Devaneante disse...

Só coisas boas... ;-)

Ianita disse...

Devaneante: Diz que sim :)