23 de maio de 2009

Marinho vs Moura Guedes

Bem... vi em directo e ri-me muito. Comentei a respeito com a Vera no concerto solidário. Cheguei a casa e revi no blog da Neni. Não gosto do senhor. Acho que ele não sabe ser diplomático e é tudo na ordem do vai ou racha. Tenho amigos advogados que não o vêem com bons olhos. Não teria tido a coragem que ele teve... quer dizer... não foi coragem, mas displante. Eu sou uma pessoa educada (cof cof!). Mas a verdade é que esta senhora não faz jornalismo. Ela não é jornalista e a verdade é que ao intitular-se jornalista está a envergonhar os verdadeiros jornalistas. Pessoas como a Judite de Sousa não deviam ser postas no mesmo saco... mas vá, há maus profissionais em todos os meios. E embora não goste do senhor e não concorde com a forma da coisa, a verdade é que a sra. Manuela Moura Guedes estava a precisar de ouvir umas verdades. Porque ela faz juízos de valor. Porque ela não faz perguntas. Porque ela toma posição. Porque ela faz insinuações. Porque ela é bruta. Deu para rir e muito!!

16 comentários:

Rony disse...

Também vi em directo, não sei se o sr. tem razão ou não, mas gostei que alguém a pussesse no lugar, lol.

O tom em que ela faz as perguntas, a cara com que as faz (os primeiros planos dela são aberrantes), faz com que tenha tomado logo o partido do outro.

spritof disse...

bom... eu deixei há muito de ver o jornal da TVI por causa dela e dp tipo de notícias que dão... por isso nem poso comentar muito.

Mas agora que vi este excerto fartei-me de rir... ela mereceu-o... sem dúvida.

:D

Luisa disse...

Não vi em directo, porque não vejo a TVI, mas tenho imensa pena............
Desculpa, mas ela merece isto tudo, ela execrável, aquilo não é fazer jornalismo. Há jornalistas, cujos pontos de vista, com os quais eu não concordo mas respeito, porque são jornalistas de opinião, sérios e credíveis.

Ianita disse...

Verónica: foi como disse, é pessoa de quem não gosto particularmente, mas fartei-me de rir! Ela mereceu aquilo tudo!

Spritof: eu sofro de um mal crónico chamado zapping... vejo as notícias na RTP1, mas quando eles vão para intervalo não consigo ficar à espera que voltem... quando cheguei à TVI a "entrevista" já estava a decorrer em tom elevado, LOL e então fiquei a ver :) amei!

Luísa: a "entrevista" foi enorme. Este excerto é o mais incisivo. E a verdade é que revi a "reportagem" que a TVI fez do problema na Ordem e, de facto, só "entrevistam" as pessoas que estão contra o Marinho Pinto. Na RTP, a reportagem tem os dois pontos de vista e o jornalista não toma partido. Deveria ser assim...

Aliás... custa-me bastante que se chame jornalista à Manuela Moura Guedes... quando jornalista é a Judite de Sousa ou o José Alberto Carvalho ou o José Rodrigues dos Santos. Custa-me...

Rice Man disse...

Bem, eu também vi em directo mas confesso que não achei piada... :P A certa altura o nível já era tão baixo (de ambas as partes) que eu já só pedia para mudarem de canal. Gostei foi do pormenor de ele a tratar por 'Maria Manuela'. :)

Ianita disse...

Mr. Rice: entendo-te... eu já vi este vídeo 3 vezes e agora já não me rio tanto. Mas... era o que ela merecia e ainda bem que alguém teve a coragem.

Paulo Lontro disse...

Para sermos completamente justos o primeiro que teve coragem foi mesmo o “primeiro”, o Sócrates que chamou “àquela coisa” que a MMG serve de pivot um “noticiário travestido”.
Eu não posso falar porque nunca vi esta senhora nem esse noticiário mas pela amostra foi divertido. Fiquei muito preocupado com a MMG, se não foi impressão minha a senhora já no fim da entrevista fica com os implantes da cara, aí uns 500, a saírem do sítio…
Quanto ao Sr. Dr. está a pôr-se “a jeito” há muto tempo e em 13 de Julho de 2008, ainda ele nem era bastonário eu escrevi lá no meu canto o seguinte.

"Esta semana alguém me disse, mais palavra menos palavra, "se houvesse mais destes homens Portugal estava em ordem".
Pois eu não tenho tanta certeza e ainda por cima acho que na generalidade ele tem razão.
Este homem anda há anos a atirar pedras e desde logo perde a razão pela forma. Ele é uma espécie de Hugo Chavez mas a falar coisas com nexo e com sentido. O que eu acho estranho é ele, pelo menos publicamente, nunca dar soluções e projectos para resolver os problemas que denuncia.
Algo me diz que vai continuar a falar sozinho... o que é uma pena."

Parece que o tempo me está a dar razão e lá na Ordem as coisas andam agitadas, no mínimo…

M disse...

O excelentíssimo senhor tem razão nos reparos que faz! O marido da senhora devia era ter vergonha, e deixar de convencer os espanhois a deixá-la ir para a frente das camaras

izzie disse...

Gostei da avaliação jornalística do post... desse ele ainda aulas e dizia te para ires conhecer o Sr. Prof. Richard Zimmler a uma cadeira chamada Jornalismo Comparado no antigo JCC-UP... tiravas 20, minha amiga, é que estavas garantida...
E a tratar a Manelinha assim? História e Teoria do Jornalismo também já estavam passadas ;)

Beijo,

Ianita disse...

Paulo: é muito verdade... mas quando é o Primeiro Ministro a dizer o que toda a gente pensa, já é querer manipular os meios de comunicação social. E, se não me engano, a TVI fez queixa dele...

Tens toda a razão. Eu já pensei isso, que deveria haver mais como ele... mas agora que tem o poder... isto não é coragem, mas falta de educação.

E foi isso que quis deixar bem saliente nas poucas palavras que escrevi. Eu não gostei da forma como ele falou, aos gritos e naquele tom. Não gostei mesmo. E eu seria capaz de dizer à sra Manuela Moura Guedes que ela não é jornalista coisíssima nenhuma, mas seria, penso eu, mais educada.

Mas embora ele tenha falado naquele tom de que não gostei, gostei que a MMG tivesse tido que lidar com aquele furacão de homem. LOL

Ele tem o poder. Ele pode fazer as coisas serem melhores... mas não assim. E algumas das alterações que ele está a propor são, no mínimo parvas. A ver no que isto dá... a ver...

Kisses

Ianita disse...

Sayuri: vergonha na cara é coisa que o pessoal da TVI não parece ter... quando foi o 1º Ministro a dizer que aquilo não eram notícias levou com processo... agora vão vitimizar-se outra vez... CROMOS!

Ianita disse...

Izzie: simple common sense :)

Kisses

Li disse...

Não vi em directo, mas a minha irmã falou-me e decidi ir ao famoso youtube procurar...:)

Adorei...ao contrário de ti eu gosto muito deste homem, ainda muito antes de ele ser bastonário da ordem, porque faz o que a maioria não consegue...diz a verdade nua e crua como ela merece ser proferida...
Não há forma atenuada de se dizerem este tipo de verdades...ou é ou não é...prefiro um homem assim que diga as coisas directamente, mesmo que seja até bruto, do que aqueles que são muito educadinhos (estilo pm) e depois por trás dão as suas facadinhas...

Esta senhora não é jornalista, não tem qualquer formação neste sentido e só está ali por ser casada com que é...está a roubar o lugar a verdadeiros jornalistas e a fazer, e passo a citar, "um espectaculo degradante".

Mereceu ouvir isto e merece ouvir isto quantas vezes forem precisas para se colocar no lugar dela...

:)

bjitos

Ianita disse...

Lilipat: eu achava o mesmo que tu. E fiquei contente quando ele foi eleito... mas agora vejo que ele é um como os outros, só quer poleiro. Gosto de um homem que diga o que tem a dizer, mas que, tendo o poder, faz alguma coisa de facto... e ele não faz... a única coisa que fez até agora foi prolongar os estágios dos advogados... que são quase escravizados, taditos.

Neste caso, adorei!! Ela mereceu isto e mereceria muito mais!! Ela denigre a imagem da classe. É uma vergonha!

Kisses

Dina Domingues disse...

não vi, mas agora percebo porque me perguntaram se tinha visto:)
eu gosto do senhor, acho-o bruto, nada diplomático, mas por isso mesmo.
estou farta de falinhas mansas, de grupinhos de favores, em que os advogados são uns deles, tal como os médicos, os juizes e muitos mais, por isso gosto dele que "arrombe a peça" tal como diz a canção da Rita Lee.

e se deu umas tantas "cabeçadas" da manuela ainda gosto mais dele, é que não tenho paciência para aquela inchada com a mania que faz jornalismo.

Ianita disse...

Dina: pois... o problema é que ele está numa posição de poder e não faz nada para mudar o que está mal... só tem feito é piorar... nomeadamente com o prolongamento do estágio dos advogados. O que me faz pensar que quem muito ladra... é só garganta!

Neste caso em particular, um show!!! AMEI!!

Kiss