10 de maio de 2009

S. Miguel - Day one



O avião não explodiu nem foi desviado! Sei que tenho de agradecer as vossas muitas orações. Agradeço também ao Paulo, que mexeu os cordelinhos, e conseguiu que o nosso vôo fosse acompanhado por dois F16. E, de facto, a limpeza extra na pista resultou. A aterragem foi suave :)

Mal aterrei, esqueci os aviões. Só me volto a lembrar deles na terça-feira. Depois de alguns stresses com a reserva do carro que não aparecia... depois de deixarmos as malas no hotel... depois de corrermos Ponta Delgada de uma ponta à outra em busca do Mac que ficava a 500metros do hotel... começámos a descoberta.


Rabo de Peixe... miséria... miséria humana... miséria de habitação... casas destruídas... casas abandonadas... casas vandalizadas... não estava psicologicamente preparada para o que ali encontrei. Fiquei chocada. Uma vista lindíssima... promontórios... mar a perder de vista... e uma pobreza humana de meter dó. Sei que não são as fotos típicas de S. Miguel... mas eu estou em S. Miguel e eu vi isto... (não tirei mais fotos porque genuinamente senti medo)



Ribeira Grande. Gostei muito. O mar é bravo, mas a vista é fenomenal. Acabámos por vir aqui jantar porque o restaurante que tínhamos escolhido, em Porto Formoso, estava fechado (eu acho que vi lava em Porto Formoso... há lava em S. Miguel?). O jantar em Ribeira Grande foi fantástico... lapas grelhadas e depois telha de peixe com gambas (o peixe era Juliana...) e para terminar, um pudim de chá. Atendimento excelente... preço muito em conta... de frente para o mar... não fosse ter de experimentar mais coisas, repetiria :) Amei! ("Ala Bote", o restaurante).


Vacas. É facto. Já vi mais vacas hoje que em toda a minha vida e eu vivo numa aldeia :) Esta é especial porque posou para nós. Quando a Vera lhe tirou foto, ela tirou a língua :) Linda!


Paisagem. Linda. Fantástica. Brutal. Maravilhosa... todos os adjectivos do dicionário não chegam para o que eu vi hoje... e foi só o primeiro dia... foram só umas horas...






Ponta de Cintrão. Não queríamos vir aqui. Mas calhou e calhou muito bem. Um farol lindo. Um campo cheio de vacas ali mesmo à beira mar... o por-do-sol era fantástico...



Lagoa do Fogo. Antes ainda parámos para passear na Caldeira Velha. Eu sabia que havia actividade vulcânica aqui... mas acho que não estava preparada psicologicamente para ver água a ferver a sair da terra. O cheiro não era bom e depois daquele vapor o meu cabelo nunca mais foi o mesmo. E se adorei a Lagoa do Fogo... não sei como vai ser na Lagoa das Sete Cidades... Ai!

Amanhã há mais! :)

16 comentários:

O Cigarrilha disse...

então boa viagem!

divirtam-se,

abreijos e saúde

Neni disse...

Sete Cidades é o meu sítio preferido no mundo TODO.:)
Lagoa é a minha terra linda!
Oxalá te divirtas apesar do mau tempo:(
Beijo

Fenix disse...

Diverte-te!

BOAS FÉRIAS!!!

Beijinhos
São

Fenix disse...

Já agora..., ainda bem que não tirás-te férias do blogue e vais partilhando as férias connosco...

:-)))

+beijinhos

TolicesOC disse...

Beijinhos mana!

Aproveita bem...

Rice Man disse...

Pois... É lamentável gerir uma terra pensando apenas no turismo e deixar para trás as pessoas que fazem e vivem dessa terra. :(

Parece que não se saíram nada mal com a troca de restaurante! :) Pessoalmente teria escolhido outra coisa da ementa... mas ficava com o pudim de chá! :P E estive aqui a pesquisar e sim, há lava em Porto Formoso! :)

Dizem que nos Açores há 2 vacas por cada habitante!... Pelo que contas deve ser mesmo verdade! :)

A paisagem... Bem, mesmo com o tempo que se fez sentir a paisagem é espectacular! :)

E desculpa que te diga isto mas... por muito bonita que a Lagoa de Fogo seja (porque é mesmo!), nessa foto ficou decididamente em segundo lugar! ;)

Continuação de umas excelentes férias!!! Para as duas! :)***

Luisa disse...

Olá repórter quase em directo! Foi bom, não deixares de escrever, porque assim fiquei a conhecer-te um pouquinho mais, é linda!!!! O peixe era Juliana? Hummmmm só não me meto contigo com receio que me interpretes mal! A Vaca é uma autentica Top Model, é muito fashion!!!!
Vai dando News e boa estadia................
Beijos azuis, da cor do mar

Mi disse...

Ah, Açores! Que sorte, Ianita...
Já estive em S.Miguel e adorei, mesmo, adorei cada pedacito que vi, mas foram só 3 dias e ainda tinha uns afazeres que me ocuparam um pouco o tempo... mas pronto, espero voltar e ver um pouquito mais!

Aproveita e continua a pôr fotografias! Beijinho!

Rony disse...

Bem, tou roídinha de inveja!!! Também quero!

IandU disse...

Diverte-te ;)

Beijinhos

Li disse...

Se alguma vez lá for (quero muito) já sei a quem pedir informações...pelos vistos vão ser uns dias super preenchidos...:D

Obrigada por nos manteres em up-date...

bjitos

Ianita disse...

Cigarrilha: Obrigada! :)

Neni: estamos a deixar as Sete Cidades para o fim :) o tempo está mau, mas no Continente está pior, ontem trovejou! :)

Fénix: está a ser brutal! E não tirei férias do blog... estou em Portugal, trouxe o PC e a placa e gosto de vir aqui ao fim do dia, despejar as minhas memórias :)

Olga: beijinhos e sim, vou aproveitar sim!! :)

Ianita disse...

Mr. Rice: este é um lugar de muitos contrastes... Rabo de Peixe... acho que nem na Amadora vi algo assim... porque as disparidades são gritantes.

É que nem é o haver muitas vacas, mas estarem às vezes até em encostas íngremes! Nem sei como é que elas não rebolam encosta abaixo!!

E desculpa, mas a Lagoa do Fogo é que domina a foto :)

Ianita disse...

Luísa: Repórter quase em directo mesmo! O peixe, disse o senhor funcionário do restaurante, era juliana, que é parecido com abrótea... era bom!

Kisses e obrigada!!

Mi: estou a aproveitar!! Ainda não estou a meio :)

Verónica: bora daí!! :)

Iandu: divirto mesmo! :)

Lilipat: eu estou a tentar reter quase tudo. Tenho um caderno onde vou apontando o que acontece e o blog onde venho despejar as memórias do dia! :) Quando vieres cá, diz-me que terei todo o gosto em partilhar tudo o que não escrevi nem publiquei aqui!

Kisses

Eumesma disse...

Já tinha andado por aqui qd lá estavas mas agora que estou lá a pensar ir para o mês que vem ainda fiquei mais curiosa...
E já fiquei a dorar com as tuas fotos, a ultima está especialemnte bonita...:-).

Vou continuar a cuscar...

Ianita disse...

Eumesma: aconselho vivamente o aluguer de um carro. Visitam-se mais coisas e vê-se todo o bom e todo o mau que as visitas organizadas não mostram.

É turismo de natureza, por isso, não são precisos guias. No aeroporto de Ponta Delgada há uns expositores com mapas da ilha que são distribuídos gratuitamente. Agarra num e faz-te à estrada.

Ah! E não desperdices o 1º dia. Nós chegámos ao hotel às 16h e achávamos que tínhamos o dia perdido, mas não :)

Se quiseres referências de restaurantes ou qualquer outra coisa, diz.

Kiss