26 de agosto de 2009

De Portugal

Gosto.

Gosto do Minho verde... gosto da humidade... gosto da natureza... gosto das pessoas...

Gosto do Alentejo quente... gosto dos prados verdejantes... dos prados amarelos... dos prados floridos... das planícies... da calma... gosto do calor... gosto da natureza... gosto da comida...

Gosto do Algarve tradicional... gosto da arquitectura... gosto das cores das casas... gosto das janelas verdes... gosto do céu tão estrelado numa noite quente de Verão... gosto da praia... gosto da areia nos pés... gosto do mar... gosto dos braços sempre abertos que me recebem...

Gosto do Centro... gosto da minha Beira Litoral... gosto das praias selvagens... gosto do mar revolto... gosto dos cheiros e dos sabores... gosto das mudanças de temperatura... gosto dos monumentos... gosto da História que se respira a cada esquina... gosto de respirar aqui.

Gosto do interior... gosto do frio e do calor... gosto da neve... gosto das pessoas... gosto da comida... gosto do caminho... gosto dos contrastes... gosto das aldeias de pedra... gosto das barragens... gosto das praias fluviais.

Gosto das cidades... gosto de Lisboa e dos Monumentos dos Descobrimentos e do ouro do Brasil... Lisboa do Chiado e de Pessoa e do Tejo, velho Tagus, de Belém e do Parque das Nações, dos museus e dos eléctricos... gosto do Porto e do Douro e das pessoas do Norte... do Porto dos Aliados, do Douro, das caves, da Ribeira e dos Clérigos... gosto da azáfama da vida citadina... como gosto da calma do campo...

Gosto de S. Miguel... gosto das baleias e dos golfinhos... gosto das lapas e do tubarão e do cozido das Furnas... gosto das igrejas metidas dentro das praias... gosto até da instabilidade do tempo. Gosto do verde... gosto da terra que ferve... gosto de lagos de água quente... gosto das vacas.
País de terra e de mar. País de sardinha na broa, de santos populares, de manjericos, de migas, de tripas, de doces conventuais, moelas e pica-paus, feijoada à transmontana e cozido, sopa de legumes e arroz de marisco e de tamboril e caldeirada, pão algarvio, atum, bacalhau... tantos cheiros e sabores. País de Pessoa e Camões, de Descobrimentos e Achamentos... País de campo e de cidade. País de bom e de mau. País de sorriso nos lábios. País de memórias a quase cada esquina. País de amigos.

Gosto do meu país e de todos os seus contrastes. Tão pequenino e tão diferente, tão diverso, tão rico, tão cheio de cultura e de História e de estórias e lendas e mitos... O meu.

Gosto do meu país e gosto das minhas pessoas :)




22 comentários:

Anónimo disse...

O nosso país é uma coisa linda!

Eu tb adoro cada cantinho, cada descoberta!

Sou orgulhosamente TUGA!

bjs

bono_poetry disse...

e eu gosto do escreves e do que es!!!

Paulo Lontro disse...

Tu é que és uma querida, sabias?

Só mais uma coisa, curiosa...
Eu estive (por motivos profissionais) muitas vezes junto a torre de Pisa e garanto que ela está mesmo incinada. O que não entendo é o motivo porque tantos monumentos em Portugal ficam inclinados depois da nossa Ana passar por eles... ?!?!

Brigitte disse...

Olá...

Pic-Nic dia 19??????????
Tou a Trabalhar :(
Que pena....sei que dia 20 vou andar por essas bandas, vai haver um almoço de netos e avós..se conseguir ir dia 19 ao final do dia eu aviso!!!

:(

M disse...

Eu gosto mesmo é das fotos que aqui colocaste! Muito giras! E também gosto de Portugal! E do Verão! E das praias! E de uma SB geladinha! :)
(também gosto dos monumentos e dessas coisas...)

m-a-g disse...

É lindo não é? Somos umas priveligiadas!
Conseguimos ficar no melhor bocadinho da península... com tudo a que temos direito. ;)
P.S: As fostos estão um must!

Vera Angélico disse...

Bem... que fotos tão nices!!! Eu também gosto muito do país onde vivemos. E gosto de ter o privilégio de partilhar tantas descobertas por Portugal fora contigo. Entretanto... eu sei que há Barcelona, e Cuba. Mas quando é que temos um projecto nacional????
Ehehehehe!!!

(Grande piada, Lontro... lolllll)!!!

Beijos.

bono_poetry disse...

um achado arquitectonico e o que es...o paulo tem toda a razao!!!heheh..im home!!!

Rice Man disse...

Sim, nós sabemos... Lamento desiludir-te mas a paixão com que falaste dos lugares e das pessoas em posts anteriores atraiçoaram-te! ;) Portugal é de facto um país fantástico e muito afortunados são os que o conseguem ver como tu. :)

Os mosaicos de fotos estão espectaculares. :) Devem é ter dado um trabalhão a fazer! (a não ser que tenhas um programa que te faça isso)

Dina Domingues disse...

:D
só tenho pena se não o conhecer tão bem como os turistas :D

M disse...

You have a stamp on my blog!

Ianita disse...

Chocolate: a cada descoberta e redescoberta :D

Bono: isso não vale! Estás feliz e elogias toda a gente! ;)

Paulo: mas tu não sabias que o Mundo treme e abana à minha passagem?! :D (mas diz lá que não ficam lindos!)

Brigitte: o pic-nic vai ser o fim-de-semana todo. Por isso, se puderes juntar-te a nós para jantar eu gostava muito :)

Ianita disse...

Sayuri: eu adoro o Verão. Mas também adoro o Inverno :) As fotos ficaram nices, não foi?

Caluda: é que é mesmo! Ainda há quem diga que estávamos melhores sendo espanhóis! Não temos bombistas e comemos muito melhor :)

Vera: estou com vontade de experimentar a Pousada da Juventude de Ponte de Lima. Novembro? :)

Ianita disse...

bono: a oitava maravilha!! :) (Parabéns!!!)

Rice: bighugelabs.com dá para fazeres mosaicos e outras coisas, calendários, puzzles... os mosaicos com as nossas fotos o programa vai buscar ao flickr. Por isso é criar uma conta flickr, fazer upload das fotos para lá e fazer os mosaicos. Ainda assim dá muito trabalho. Estes não ficaram perfeitos porque eu já não estava com paciência... mas normalmente fica perfeitinho e há vários formatos de mosaico. Este formato é o meu favorito.

dina: eu ando armada em turista... nos últimos dois anos tenho andado muito por aí. A gastar os meus cêntimos todos em passeio. Mas se não fosse assim, as 12h de trabalho não serviriam para nada :)

Sayuri: já vou ver! Obrigada! :)

Vera Angélico disse...

Já temos projecto... yeeeeeeeeeeeeehhhhhhhhhhhhh!!!!!!

;)

Ianita disse...

Vera: sim, mas Ponte de Lima fica para a próxima, ok? :)

bono_poetry disse...

pois ..amigos sao como as pedras do mar,a cor pouco interessa desde que me sinta em porto seguro...hehehe e e gira a cor...vais ver o resulatdo final e mais clarinha e com aspecto de america latina...uam cena assim!!e talvez ponha ums cenas diferentes em formas...

Ianita disse...

bono: mas as paredes não são como os amigos... ou serão os amigos como as paredes? :)

bono_poetry disse...

lol..vais gostar delas brancas e verdes,,ponto final!!SPORTING!!

Ianita disse...

bono: ou não!!! :)

Isandes disse...

adorei a composição fotográfica!

Ianita disse...

Isandes: estas montagens dão óptimas prendas... com fotos de família, numa moldura bonita... ou com fotos de amigos.

No Natal passado as minhas pessoas receberam todas molduras com montagens destas. Isto fica grande, tipo A3. e fica muito nice :)