31 de janeiro de 2010

31 de Janeiro de 1891

Foi o princípio do fim da Monarquia. Começava o Movimento de revolta contra a Monarquia, reacção ao Ultimato inglês. A República foi proclamada no Porto, durante duas horas. Falharam, mas tentaram.

Seria verdadeiramente proclamada em 5 de Outubro de 1910. Faz este ano 100 anos.

6 comentários:

Rony disse...

Abaixo a monarquia :) Eu sei que todos têm direito à sua opinião, mas não entendo os movimentos monárquicos. Deve chegar-se aos lugares públicos pelo valor e não por causa do sangue que corre nas veias.

Adorei o novo look. Foto magnífica da autora, num lugar lindíssimo!

Ianita disse...

Rony: nos últimos 2 anos tenho andado muito por aí, a passear, e tenho tirado milhares de fotos, algumas delas boas. Decidi que era hora de pôr uma foto minha a abrir o blog. Escolhi esta, porque acho que ficou muito bem. As cores, os contrastes, as texturas. A simbologia. Além disso, lembra-me pessoas boas e momentos deliciosos. Uma foto não é só o que mostra, é também a história que conta e que esconde. A história por trás desta foto fá-la especial. Estamos aqui nós, a família RP. Estão aqui todas as visitas, todas as partilhas, todos os risos, todos os copos, tudo.

Quanto à Monarquia... não podia estar mais de acordo. Acho um enorme contra-senso haver um partido monárquico que vai a votos.. lol

Textículos disse...

Para além disso tudo é o dia de aniversário do meu pai. :)

Ianita disse...

Textículos: deduzo que o sr. Textículos pai não tenha nascido no 31 de Janeiro de 1891, mas num outro 31 de Janeiro... ;)

Parabéns ao sr. Textículos Senior :) que conte muitos anos, com saúde e paciência para o filhote ;)

João Videira Santos disse...

...E o 31 de Janeiro de 1891, mesmo tendo sido tingido de sangue, germinou mais tarde na concretização do sonho de tantos e bravos homens. 100 anos é muito tempo, mas o tempo necessário para preservar os ideiais e dar vivas à Republica!

Ianita disse...

João: e foi daqui que veio a expressão "vê lá se arranjar um 31" LOL