22 de maio de 2010

Memória

Não gosto do nosso Presidente da República. Por nenhum motivo em particular, mas não gosto. Não gosto especialmente quando parece que fala do alto de um pedestal... nas questões de falta de liberdade e afins... a Liberdade é um direito fundamental e acho bem que se preserve, mas este senhor parece estar com problemas de memória.

Eu sou nova. Só comecei a votar em 1998, sendo que votei pela primeira vez no referendo da Regionalização. Mas sempre fui uma pessoa atenta. Sempre gostei de ver as notícias. E por mais nova que seja, tenho memória...

Lembro-me da Manuel Pereira Roldão e da manifestação de trabalhadores contra o fecho da empresa. Manifestação que acabou em carga policial.

E lembro-me do buzinão... É muito fácil falar-se de falta de liberdade nos dias de hoje e esquecer que se resolvia tudo com bastões e balas de borracha.

"Em 1994, um movimento de cidadãos, alegadamente formado de forma espontânea, juntou-se na Ponte 25 de Abril, num "buzinão" de bloqueio, que acabou por ficar marcado como uma onda de protesto contra o Governo de então, por uma carga policial contra os manifestantes e um tiro disparado contra um jovem, que acabou tetraplégico."

Há que lutar para que igualdade e liberdade sejam cada vez mais um direito adquirido e indiscutível. Mas nós não nascemos hoje. Nem ontem. Temos uma história. Temos (ou deveríamos ter) uma memória. Do que foi o 25 de Abril e do caminho que percorremos até hoje. E não me venham dizer que antigamente é que era porque até me dão calafrios! Lutemos pelo que acreditamos, mas sem esquecer de onde vimos.


Sem comentários: