8 de agosto de 2008

Pequim 2008

Citius, altius, fortius (Mais rápido, mais alto, mais forte)

Em 776 a.C. eram realizados os primeiros Jogos Olímpicos. Uns jogos dedicados a celebrar os mortos de Olímpia, realizados de 4 em 4 anos. Todos os conflitos, todas as guerras entre homens e polis eram suspensos.

Desde que recomeçaram, no século XIX, os Jogos Olímpicos não se podem orgulhar de seguirem as mesmas premissas dos Jogos da Antiguidade. Foram interrompidos durante as Guerras Mundiais, foram boicotados por americanos e soviéticos nos anos 80 e foram alvo de atentados, sendo que o pior foi o de 1972 em Munique. Mas, no espírito dos Jogos Olímpicos tradicionais, não vou dizer o que penso da escolha de Pequim para a organização destes jogos.

Jogos Olímpicos são (deviam ser) símbolo da união dos povos. Uma competição onde não interessa o dinheiro que se tem nem a cor da pele. Ganha o mais rápido, o que salta mais alto, o mais forte. Esqueçamos por isso o Tibete (e desculpem-me não ser politicamente correcta) e a poluição de Pequim.

Apoiemos a nossa comitiva. Vibremos com os saltos, as corridas, as braçadas, os tiros, as remadas, os toques, os golpes, as pedaladas. Estes que nos dão mais que aqueles que dão chutos na bola e por muito menos. Por estes não foi nenhum autocarro atestado com energia de campeões, ninguém escreveu hinos, ninguém entoa cânticos, nenhuma estação de televisão faz emisões em directo durante 6h a dizer o que eles comeram e o que levam dentro das malas, ninguém paga 10€ para os ver treinar. Aqui estão alguns, a nata da nata:



Vanessa Fernandes (triatlo) Naide Gomes (Salto em comprimento)




A maceirense Vânia Silva (martelo) Obikwelu (100 e 200m)



Telma Monteiro (Judo)


Nelson Évora (triplo salto)
Deixei para o fim aquele de quem eu gosto mais. Porque é giro? Sim, sem dúvida! Mas principalmente pelo sacrifício e pela humildade. Ele a quem ofereceram uma bolsa milionária para ir treinar pros States e ele não quis, porque lhe faz falta a família para se sentir completo, porque, sem os seus, não salta tão longe. A cara de alegria quando se sagrou campeão do Mundo... Chorei tanto nesse dia, e ainda lacrimejo só de lembrar... Nélson, és grande!

Para quem queira saber mais dos 77 atletas que nos vão representar em Pequim, favor visitar o site oficial em http://www.pequim2008.com.pt/index.php

Força! Sejam mais rápidos, saltem mais alto, sejam mais fortes.

4 comentários:

Rony disse...

O lugar dos jogos só aparentemente foi seleccionado, a China está ai, em força, pressionando para conseguir o que quer e sabendo que o vai ter, porque tem tudo e todos no bolso...

Fora isso, tou pronta para vibrar com os nossos atletas!
Força Portugal!

Ianita disse...

A cidade mais poluída do Mundo. Fecharam fábricas, os carros circulam à vez e mesmo assim, a cidade mais poluída do Mundo. À conta disso já ficou o Sérgio Paulinho em Portugal...

Mas é como digo, deixo para falar mal da China noutra altura. Vou-me imbuir de espírito olímpico, do verdadeiro, e esperar que possamos todos dar as mãos e unir-nos em redor deste evento.

E sim. Eu tenho a mania de ver o mundo com lentes cor-de-rosa. :)

Unknown disse...

08-08-08 that's the date when all dreams start or end... Let's hope for the best. Good luck guys. Once again I'll have an extra (and proud)reason to say: I am Portuguese!!!!

Ianita disse...

Bem... escreves em inglês, mas percebes o meu português. Já não é mau!

Lol!

Alinho na tua. Good luck guys! And Good luck girls!