19 de fevereiro de 2009

Slumdog Millionaire



Vi este filme ontem. Não posso deixar de estabelecer comparações com o The curious case of Benjamin Button, apenas e só porque são os dois maiores candidatos a ganharem, no próximo Domingo à noite, o óscar de melhor filme. A comparação e consequente escolha torna-se difícil por os filmes serem tão distintos.
A dúvida. Um slumdog, um miúdo de rua, quase sem saber ler, chega onde nenhum médico, advogado, professor, intelectual tinha alguma vez chegado. Batota? A questão mantém-se. Muito preconceito, sem dúvida. Na verdade, há um conjunto de questões a que, se colocadas num programa deste tipo, cada um de nós conseguiria responder. Eu terei as minhas. Vocês terão as vossas, condicionadas pelas nossas vivências. Um acontecimento que nos fez marcar uma determinada data ou acontecimento. Uma coisa da nossa vida pessoal que nos faz lembrar de algo de que poucos se lembram. Eu, por exemplo, sei de cor em que ano a Gronelândia se tornou independente.
Além disso, acontecia muito no programa português, os intelectualóides acertarem em perguntas de elevado grau de dificuldade, que requeriam muito estudo, e depois errarem nos provérbios ou em perguntas que punham o meu pai, confortavelmente sentado no sofá, a dizer "olha-me para este, vem praqui e nem sabe isto!". E havia sequências de perguntas que eu responderia sem pedir ajudas e noutros programas estaria a pedir ajuda antes dos 500€. É como digo... cada um de nós tem uma sequência de perguntas a que responderia acertadamente. O que seria difícil era que essa sequência saísse no concurso, caso fôssemos à tv.
É um filme com imagens duras, difíceis de engolir e de digerir. Fala-se de amor, fala-se de fraternidade, fala-se de traição, fala-se de pobreza, fala-se em pobreza de espírito, fala-se em alegria de viver, fala-se em crime, fala-se em violência, fala-se de muitas coisas e não me parece nada mal que o filme esteja nomeado para 10 óscares. E não concordo que seja um "feel-good movie" até porque há muitas imagens que vão demorar a sairem-me da retina.
Além disso, acho uma delícia que todos os filmes de Bollywood terminem com o elenco a dançar! Pode ser o mair dramalhão, mas no fim, lá estão eles todos a dançar que nem doidos e, claro está, em coreografia!
O meu preferido para o óscar? Este Slumdog Millionaire é mais duro e talvez por isso mais real, embora seja difícil de acreditar no conto de fadas final. O The Curious case é mais lírico. Mais emotivo. Mais inspirador. E por me ter falado mais ao coração, entre os dois, escolheria o The curious case of Benjamin Button para óscar de melhor filme. Domingo logo veremos o que acontece.

8 comentários:

Brigitte disse...

Esta semana tb vi esse filme...adorei, retrata muito bem a probreza, a discriminação e muitas outras coisas más que têm determinados paises....

No fundo,no fundo é uma verdadeira historia de amor e de sobrevivência.

Para mim este é o vencedor,apesar de ainda não ter acabado de ver o estranho caso de Benjamin Button.

A ver vamos e é já no domingo!!!

Um beijo com um sorriso
:)

Ianita disse...

Este filme é durito, mesmo com o conto de fadas, não deixa de marcar.

A ver vamos ...

Um beijo com um sorriso :)

Li disse...

Destes dois só vi o Benjamin Button, por isso não posso escolher, mas o slumdog está na minha lista para breve...:)

bjitos

Ianita disse...

Eu gostei. Sinceramente. Mas o BB é qq coisa... :)

Kisses

Rony disse...

Essa da Gronelândia eu também sei :P

Anita disse...

Acho que primeira vez na vida não tenho um grande favorito na categoria de melhor filme...gostei de todos os 5 que vi e são todos bastante equilibrados entre si até mesmo nas suas falhas...talvez o Milk seja o mais equilibrado. Vamos esperar a opinião da Academia!!

Beijinho.

Eumesma disse...

Já vi os dois...

Bem, este filme é uma doçura, duro mas ao mesmo tempo de ficar com mtas lágrimas nos olhos...
Ver a realidade de um pais tão grande e tão importante como aquele e ao mesmo tempo tanata miseria, tanta desgraça.

Acho que não existem comparações entre os dois filmes, ambos mto bons mas completamente diferentes..
E aposto quase a 100% que vai ganhar o Benjamim, não me perguntes porquê, mas é um feeling..:-)

Veremos Domingo...

Bjs

Ianita disse...

Eumesma: Tenho o mesmo feeling...

E sim, Domingo logo veremos... eles costumam surpreender... A ver vamos...

Beijos