11 de março de 2009

DIETA! :(


Estou oficialmente de dieta. O colesterol a 250 assim o ordena.
O primeiro passo foi deixar de comer no refeitório da empresa. A Eurest é uma empresa conceituada, mas aqui o serviço é péssimo. Até o peixe grelhado vem embebido em gordura. Horrível. Passei a ir almoçar ao Pingo Doce que tem sopas frescas e muita variedade de pratos a preços acessíveis. O grande inconveniente é ter de almoçar sempre sozinha (ou como diram algumas pessoas, na minha companhia). Mas até me faz bem sair daqui e almoçar num sítio onde não tenho que ver as pessoas de quem não gosto aqui do sítio.
O calor veio ajudar. Bebo mais água, o que para mim é mesmo um grande sacrifício. E comecei a ir para as famosas caminhadas com a sister.
Mas há coisas muito difíceis. No fim-de-semana dizia ao meu irmão que não comesse do fiambre de frango, que era para mim, porque estava de dieta. Havia lá fiambre de porco para ele. No dia seguinte, Domingo e dia de almoço de família, quando me vê encher a taça de gelado straciatella, diz, oportunamente: "não estavas de dieta?".
Há coisas que não consigo mesmo controlar. Como comer gelado de sobremesa quando toda a gente come. Ou recusar a fatia de bolo de aniversário. Ou não comer o chocolate que eu sei que está na prateleira...
Por isso, porque há coisas às quais eu sei que não vou resistir nem que tente, porque quanto mais penso que não como mais chocolate mais me apetece comer chocolate, nas outras coisas sou absolutamente radical. Não como manteiga, nem queijo, nem fiambre que não seja de frango. Não como enchidos, nada de morcelas nem chouriças nem presunto... Não como batatas fritas (ok... hoje comi 3...). Não como nada que não seja grelhado ou cozido. Não como molhos, nem natas, nem nada dessas coisas. E não me custa ser assim radical, sabendo que de vez em quando cedo ao pecado chocolate ou gelado. Será que compensa?
A maioria das pessoas não entende e acha-me parva. Mas daqui a dois meses, nas próximas análises, já vemos se resulta. Não o faço para perder peso, porque esse não se altera, graças aos comprimidos azuis (sim, são azuis) que tenho de tomar para o hipotiróidismo todos os dias de manhã, em jejum. Aliás, a maior culpa desta situação toda é mesmo da tiróide que não funciona e que não produz hormonas daquelas que destroem o colesterol (será que posso processar a tiróide por não querer trabalhar e por me ter feito engordar 30 kg?)! Estamos, eu e o que resta da minha força de vontade, na luta contra o colesterol e contra a tiróide preguiçosa.
Por isso... vejam-me a comer carne grelhada com salada. Vejam-me a comer sopa e salada de frutas. Vejam-me a comer peixe cozido que é das coisas de que menos gosto. Vejam-me a lanchar iogurte de soja. Vejam-me a beber menos leite de vaca. Vejam-me a recusar uma chouriça assada ou morcela (estou a salivar). Vejam-me a beber água de empreitada. Mas não me peçam para me divorciar definitivamente do chocolate... isso nunca!

37 comentários:

Manitas Del Plata disse...

Chhiiiiçaaaaa!! eu tinha mas tu abusas, dietinha tem que ser ;)

Ianita disse...

Manitas: sim... experimentar isto da dieta antes de aumentar a dose dos comprimidos... :(

kiss

Paulo Lontro disse...

Atitude inteligente esta de anunciar a dieta, dizem que dá resultado partilhar e ir anunciando os resultados.

Tens o meu apoio, … moral… mesmo moral…. só mesmo moral…..
Ok?
:)

Cat disse...

chocolate desde que nao seja em exagero nao faz muito mal...
alias qualquer nutricionista aconselha sempre numa dieta a comer chocolate, claro que com moderacão...
mas tu pareces ter...
ate te controlas bastante com a comida...;-)

Rony disse...

Se fosses americana processavas os teus pais por te terem dado uma tiróide preguiçosa... lol!

M disse...

Eu há 3 anos que tenho o colesterol com 250 (249 para sr mais exacta). Durante 6 meses privei-me de tudo para descer dos 256 aos 249...peixinho cozido, nem vê-lo! adoro queijos, enchidos, manteiga, leite. Chocolates e gelados substituo-os por fruta ou mousse de manga (feita com iogurte!) Um dia destes vou fazer novamente analises, just for the fun of it!, e ai talvez comece a dar nos comprimiditos... :(

Anónimo disse...

Força!:)

Vera Angélico disse...

Eu também estou de dieta forçada, mas tenho dado algumas baldas esta semana. Porque é mesmo preciso perder peso. Porque quero viver muitos anos, e não quero comprometer isso.

Mas sei o que te custa. Sei o que custa jantar fora, e fazer dieta. Ir a um aniversário, e fazer dieta. Infelizmente quase tudo o que é vida social implica comida boa, e bebida melhor...

Estou há duas ou três semanas sem tocar na minha bebida favorita (7 up), da qual sou completa e absolutamente viciada. E sei o que me custou o "desmame". Eu que também odeio beber água... Não estarei há tanto tempo sem chocolate, porque sem chocolate perdia uma das essências da vida (ehehehehe)!

Força nisso. Estou contigo...

;)

Beijos.

Patríciangélico disse...

Desculpa intrometer-me no teu blog, Lanita (tudo bem contigo, já não te vejo há tantos anos) mas é para dizer à menina do comentário de cima que estou a ver tudo. Até essa das baldas...
Quanto ao teu caso, provavelmente terás depois de fazer medicação e já podes esticar-te um pouco mais. ;)
Bj. Patrícia Angélico

Ianita disse...

Paulo: apoio moral agradece-se :) quanto aos resultados... só daqui a uns meses quando valer a pena fazer análises... mas ontem bebi 2 litros de água fora das refeições :)

Kiss

Ianita disse...

Cat: não faz mal não. Tens razão. O meu problema é a tiróide preguiçosa.... com ela assim não posso comer o que toda a gente come... e tenho de meter isso na cabeça... mas custa :)

Kiss

Ianita disse...

Verónica: já lhes disse!!! Tenho de os processar por má herança genética: é a tiróide preguiçosa e a epilepsia e as varizes e as pedras no rim! Que treta!! :)

Kisses

Ianita disse...

Sayuri: ontem fui ver as análises e afinal tenho 244 :) LOL

eu andei com o colesterol entre os 200 e os 215 durante 6 anos e nos últimos dois a fazer dieta extrema... até que se descobriu que o problema era da tiróide. Mal comecei a tomar os ditos comprimidos azuis e sem dieta os níveis desceram para valores normais, à roda dos 180 :)

Agora vamos ver...

Kiss

Ianita disse...

Rapariga: Obrigada! :)

Vera:Dói tanto!!! Mas lá está... n me custa a parte de pedir carne grelhada com salada ao jantar, mesmo no restaurante, o que me custa é dizer que não à sobremesa...

Disseste aí uma coisa muito importante... e a verdade é que o colesterol não é um problema exclusivo dos que têm excesso de peso. Tenho uma amiga esquelética que tem o colesterol no mesmo nível que o meu. E o colesterol é crónico e oportunista... e a gordura que se acumula nas veias fica lá...

E eu, como tu, quero viver muitos e muitos anos e também não quero comprometer isso. Por isso é que dizia que não fazia isto para perder peso, porque ache que fique mais bonita mais magra, mesmo eu sabendo que tenho excesso de peso, também sei que dificilmente o perderei por causa da tiróide... é tudo uma questão de SAÚDE!!

e VOCÊS que estão a ler isto, por mais magros que sejam, bora fazer análises!!

Kisses :)

(vais ver que vamos voltar a ser duas matadoras, como nos tempos de secundário!!)

Ianita disse...

Patrícia: também há muito que não te vejo :)

Como já tomo dois comprimidos para a tiróide, o médico achou melhor não aumentar, por enquanto, a dose. A ver no que isto dá! :)

E estou a ver que as irmãs mais velhas são todas iguais ;)

Kisses
(e é Ianita com i... LOL )

Vera Angélico disse...

heheheheheheh!!!!

Acho que nunca fui muito matadora, mas já conheci dias melhores... LOLLLLL!!!!

Mas também te digo... com o corpo do secundário e as características que temos agora, ninguém nos pára!

LOL!

Beijos.

Ianita disse...

Vera: sabes... eu passei o Secundário a achar que era gorda. Agora olho pras fotos e vejo que tinha 55 kg e que era uma gaja boa! Aliás... aos 20 anos tinha 50 kg e ainda era melhor... mas a tiróide deu cabo de mim!! Já me deprimi muito com isto, mas já me deixei disso!

Mas que já nos imagino matadoras, lá isso!

Era a puta da loucura (excuse my french!)

Beijo!

Brigitte disse...

Não, por favor não peças o divorcio ao cocholate, era o pior pecado que podias comenter!!!!

eheheheheheh..
beijos
:)

Ianita disse...

Brigitte: Não peço mesmo! Pelo menos, não por enquanto! :) LOL

Kisses

Dawa disse...

Deixo-te força, força de vontade (estás a sentir a minha força aí?!) e só uma sugestão: experimenta aderir a uma refeição vegetariana, pelo menos duas vezes por semana.
Vais ver que ajuda! É muito muito muito baixo em colesterol "mau" e muito muito muito rico em colesteral "bom"! ;)

Beijo grande!

Ianita disse...

Dawa: Eu tentei nos tempos da faculdade e a modos que não gostei muito...

Mas duas vezes por semana o meu almoço é sopa de legumes e salada de frutas (sem fruta em calda). E fico bem. E sabe bem não comer carne :)

Kisses e obrigada!
(e sim, sente-se a força!!)

@me@@@ disse...

primeiro a saúde, nem que para isso sejam necessários sacrifícios!!!


:-)

Ianita disse...

@me@@ mas há sacrifícios grandes demais... e o mr chocolate é mesmo a minha perdição... se isto não resultar, lá terei de radicalizar (ainda mais!), mas por enquanto... vamos experimentando assim.

Kiss

Lita disse...

Nesta semana já acabei 2 vezes com o chocolate. Mas a relação é co-dependente. Nem eu consigo estar longe dele, nem ele de mim. ;)

Quanto ao resto, força nisso! Não é um drama, é um aposta! Que vais ganhar!

Ianita disse...

Lita: tens mais confiança em mim que eu mesma... mas vá... um dia depois do outro a ver no que isto dá.

O calor ajuda, pode ser que se mantenham assim os dias.

Kiss

(para mim é um drama porque qt mais penso que n posso comer uma coisa, mais me apetece comê-la... sou basicamente parva!)

IandU disse...

Felizmente não morro por chocolate. Gosto. Sou capaz de comer uma tablete de chocolate em minutos, como sou capaz de não lhe ligar nada meses.

Acho que o teu irmão deveria ter pedido a bola de gelado já que deixou o fiambre para ti :P Era justo! Digo eu :P

Beijinhos e que os valores cheguem rápido ao intervalo correcto*

Ianita disse...

Iandu: era isso precisamente que ele queria e foi exactamente por isso que fez o comentário. :) Lá em casa somos todos assim a modos que para o gulosos...

Eu acho que sim, que vou conseguir. Já bebi 2l de água hoje e o almoço foi sopa de legumes e mousse de chocolate :) eheheh! tinha de estragar tudo, né? Mas sou feliz assim!

Beijo!

IandU disse...

Desde que sejamos conscientes dos nossos actos, não existe nada que alguém vá dizer que vá nos fazer mudar.

Sou leigo no assunto, mas um pouco de desporto ou caminhar depois de jantar não é uma atitude positiva?

Beijinhos

Ianita disse...

Iandu: pois... o problema é q saio do trabalho sempre de noite e janto mt tarde e depois é hora da caminha... sobra o fim-de-semana e já comecei a tratar do assunto :)

Se morasse mais perto da praia iria caminhar mais vezes... mas... faz-se o que se pode.

Obrigada.

Kisses

IandU disse...

Boa desculpa sim Sra., já cheguei a correr à meia noite, sozinho. E levantar às 7.

Mas não sou ninguém para dar opinião, cada um sabe de si ;)

Beijinhos

Ianita disse...

Iandu: eu durmo entre 8 a 9 horas por dia todos os dias :)

E correr na aldeia não está com nada, a não ser que queira ser atropelada...

Vá... não sejas mau pra mim. Fim-de-semana na praia é já muito bom :)

Kisses

Li disse...

O meu colesterol também subiu, apesar de não tanto. No meu caso é mesmo hereditário...
Acho que a tua dieta vai muito bem, mas não te podes privar de um prazer de vez em quando...um chocolatinho ao domingo não faz mal nenhum...:)
Já experimentaste chá verde? É bom, porque faz aumentar o HDL em detrimento do LDL e ajuda a perder as gordurinhas...eu reduzi 2 buracos do cinto em 2 meses...:). Mas atenção, porque tem cafeína (há quem não possa beber) e não podes beber todos os dias...tipo beber algum tempo e depois parar por uma semana ou duas e depois voltar.

bjitos

Ianita disse...

Lilipat: todas as coisas que fazem bem e que emagrecem eu não gosto. Com o chá verde não haveria de ser excepção.

Adoro chá, mas detesto esse. LOL

Kisses e obrigada :)

Li disse...

Eu detesto qualquer tipo de chá, e o verde não é excepção. É horrível e sabe terivelmente mal, mas eu faço o sacrifício e bebo. Assim, como se fosse um xarope que não gostas mas tens de tomar. :)

bjs

Ianita disse...

Lilipat: epah... n consigo... eu em miúda vomitava qd tomava aspegic ou até mesmo vitaminas. Engulo os comprimidos que quiserem, mas se beber alguma coisa de que não gosto, é vómito garantido! :)

Kiss

Anita disse...

ahh, adoro chá verde:))) não paso sem ele:))

quando aos xicolates és cá das minhas: o casamento será até que a morte nos separe ehehe:)))

beijinho

Ianita disse...

Anita: Estamos condenadas :)

Kiss