23 de setembro de 2008

Jane Eyre

Este é um dos livros da minha infância. Menciono o "Monte dos Vendavais" da Emily Bronte como um dos meus livros preferidos. "Jane Eyre", escrito pela irmã Charlote, é menos denso, mas igualmente inebriante. Eu sou tola por histórias românticas e estas irmãs escreviam livros com todos os ingredientes para prenderem uma romântica como eu a cada página. Gosto mais do Monte dos Vendavais, talvez porque é mais trágico. O Heathcliff coitadito... Snif!

Jane Eyre, uma história de amor. Uma novela em que tudo acaba mais ou menos bem. Com mistérios, com emoção, com suspense, com verdade, com romantismo. A verdade é que a ler coisas destas aos 11 anos... eu não poderia ter saído menos que isto :)
Fica a apresentação da mini-série que começou ontem na rtp2 e o trailer. Embora se dê mais realce à vida da Jane em adulta e se passe muito ao lado tudo o que ela viveu com a família do tio e depois no lar, a verdade é que esta adaptação está muito bem conseguida. Ou não fosse da BBC. Para quem goste de histórias bonitas e românticas com um bocadinho de tragédia, o segundo episódio é 2ªfeira às 22h40m.

"Jane Eyre, é uma série de dois episódios baseada no célebre romance de Charlotte Bronte, com a assinatura da BBC.Jane Eyre vive uma vida miserável com a sua tia. A órfã de mãe e pai é enviada pela tia para uma escola onde conhece os primeiros momentos de felicidade. Aqui aceita os conselhos das suas amigas e estuda empenhadamente chegando a ser professora. Mas as suas aspirações levam-na a procurar uma melhor posição. Encontra-a em Thornfield Hall, como perceptora da jovem Adèle, a pupila de Edward Rochester. Quando finalmente conhece Rochester, apaixona-se por ele, e ele por ela, mas Rochester esconde muito do seu passado..."

7 comentários:

Rony disse...

Também adoro "O monte dos vendavais", da irmã no li nada, mas fiquei com vontade de ler :)

Ianita disse...

Não conheço mais nenhum livro, nem de uma nem de outra. Mas, cada uma ao seu estilo, vale muito a pena :) pelo menos o monte dos Vendavais e a Jane Eyre :)

Unknown disse...

Aceito a recomendacao.
Beijinhos

Isandes disse...

Nunca tinha lido, mas quando o vi anunciado na TV, soube logo k tinha de assistir. Adormeci tipo às 00,15h... :(

Ianita disse...

Também me fui deitar a essa hora... Podiam ter dividido cada um dos episódios em dois... Fiquei com imensa pena...

Mas pra semana é que vai ser a doer. É o último episódio. Vamos ver como é que acaba... :)

Anita disse...

"o monte dos vendavais" é de tirar o fôlego"!!!gosto tanto que não me canso de o reler...

Beijinho

Ianita disse...

Eu adoro também. é triste, sombrio, obscuro...

Gosto do filme também, com o Ralph Fiennes, mas o livro... :)

Lê a "Jane Eyre". O livro é pequenino e vale mesmo a pena.

Kiss