4 de fevereiro de 2009

Tempestade

"We are such stuff as dreams are made on." (Shakespeare)
Porque nós somos na dimensão dos nossos sonhos. Porque os sonhos nos fazem avançar. Porque se não sonharmos estagnamos. Porque somos os nossos sonhos.

"Muito embora seus crimes me tivessem tocado tão de perto, em meu auxílio chamo a nobre razão, para sofrearmos de todo minha cólera. É mais nobre o perdão que a vingança." (A tempestade, William Shakespeare).

Só quando limparmos a alma... só quando estivermos livres... só quando ousarmos perdoar-nos... quando ousarmos perdoar quem nos magoa... só quando nos libertarmos das amarras dos maus sentimentos... maus sentimentos que nos impedem de viver... que nos ocupam a alma e o pensamento, que nos impedem de ver com clareza... quando nos libertarmos poderemos ser felizes. A tempestade muda tudo. O mar está revolto, os elementos estão em renovação. Devíamos aproveitar e deixar a tempestade entrar dentro de nós. Deixar que a água lave as coisas más... deixar que o vento forte varra os maus pensamentos. Deixar que as trovoadas exorcisem os nossos pecados. E renascer.

Quando abrirmos os olhos... quando acordarmos, de alma limpa e renovada, poderemos ver esta verdade. Poderemos ver que somos os nossos sonhos. Poderemos ver que o instante mágico existe e que está nas nossas mãos mudar... é claro que dependemos dos nossos para sermos plenamente felizes... mas a nossa felicidade e a das pessoas que nos rodeiam está também nas nossas mãos. Basta decidirmos que queremos. Basta limparmos a alma de tudo o que a suja. Basta sonharmos. Basta sermos do tamanho dos nossos sonhos.

16 comentários:

bono_poetry disse...

...o tamanho dos sonhos e tao inatingivel que nem a montanha maior o consegue demover...ser do tamanho do sonho so vivendo nele e deixando pequenas parcelas para outros sonharem ,farao com que o teu sonho seja brilhante...nao conduzes a maquina dos sonhos sem habilitacoes de gente feliz em 5 grau...nao!!nao!!!nao sonha so quem e feliz...quem e feliz vive o sonho que e diferente pelo participar ...se sei voar para bem longe??sim consigo...e se ja vivi um sonho???ate mais que um... e um vai e vem de risos e sorrisos...de musica e danca...de coreografias entre o sol e lua...passando pela antemanha...sao cursos de agua nascidas entre dedos que se juntam e fazem pontes...sao um questionar sem ofensa...sem segundas intencoes...no sonho tudo e claro...ninguem se esconde...so de brincadeira entre as nuvens e o algodao doce...olha que bem...viver o sonho como ninguem so de quem lhe pertenca...eu sou dono da carlinga dos sonhos...nao sabias? pintei sonhos de varias cores...por x mal conduzzzzzida...a pequena sininho participava com os seus pozinhos perlimpimpim e zas...o sonho endireitava...se tenho saudades dos meus sonhos?tenho sim...mas como sei o caminho quem sabe nao volto la?

Maria disse...

Aquela eterna frase "o sonho comanda a vida" faz todo o sentido..
Um beijinho.

Ianita disse...

Bono: és maior só porque já sonhaste e já viveste de e no sonho... e sonho eleva-nos à condição de deuses... quando sonhamos podemos tudo. E sim, podemos tudo. O inalcançável, o impossível... tudo à distância de um sonho...

Eu quero ser grande... aliás... eu quero ser enorme! Quero voar... vou cair, mas vou voltar a voar, voar, voar, voar, voar... por mais vezes que caia, vou sempre voar. Porque é o sonho que nos faz humanos... é o sonho que nos faz ser mais.

Venha a tempestade!

Ianita disse...

Maria: sempre que o homem sonha o mundo pula e avança... dizia o António Gedeão. E se não pudermos fazer o Mundo avançar, aquele mundo de letra maiúscula, poderemos pelo menos fazer o nosso mundo avançar, o nosso pequeno e insignificante mundo de letra minúscula. E isso faz toda a diferença...

Kiss

bono_poetry disse...

...tu es muita linda...
...sonha sim ate as portas do universo...bate a porta e diz que tens um passe especial ...a de maior voadora entre os sonhadores...
...hehehe...vou fazer isso vou sonhar um bocadinho!!!!beijo!!

Ianita disse...

E por mais que me fechem a porta... eu vou continuar a bater... ou dar a volta e tentar outra porta... ou uma janela... ou uma fresta de luz... qualquer coisa... mas eu persisto.

Se não persistirmos, que sentido tem isto tudo?

bono_poetry disse...

...eu acredito que o segredo esta mesmo ai...
...na falta de quem tenha forca para a impaciencia...
...falando de peito aberto e sem grandes tretas filosoficas...
...o amor e o reconhecimento na amizade sao os meus maiores tesouros,e sendo sortudo ja tive os dois!!!

Ianita disse...

Na amizade e na família... se puder continuar a contribuir para os sorrisos deles, então eu continuarei sempre a sorrir... e a acreditar.

Quanto ao amor... eu achava que já tinha tido, mas sei hoje que não. Porque eu já amei, mas não fui amada, embora achasse que sim. Por isso, ainda não sei o que é isso de viver um grande amor daqueles a sério... um dia. Porquê? Porque sim :)

A vida é simples... :)

Lita disse...

Só limpamos a alma quando estivermos livres! É uma grande frase, a tua. E libertar-nos, para mim, é escolhermos. Escolhermos aquilo que queremos para nós! Sem cobardia! Sem a culpa foi do outro. Sem a zanga pelo que nós nos fizemos sentir, com as acções do outro.

Somos nós que podemos dar-nos essa liberdade. Mais ninguém... beijos!

Ianita disse...

Lita: Isso... enquanto tivermos o coração cheio de rancores e de dedos apontados aos outros, não poderemos ser livres. E sem liberdade não há felicidade.

Enquanto esperarmos nos outros a nossa felicidade, vamos sempre desiludir-nos. Não há culpas. Nem desculpas. Há respostas e soluções. Dentro de nós mesmos.

Kiss

M disse...

Palavras para quê? É uma Ianita portuguesa, com certeza! :)

Brigitte disse...

Tens um mimo no meu blog!

beijinhos
:)

Ianita disse...

Syuri: Com certeza! :)

Brigitte: Já vou ver :) Kiss

Eumesma disse...

Bonito, muito bonito, e se alguma dia descobrires como se faz, diz-me...
É que acredito nisso tudo, mas não sei como o passar á practica...:-)

Bjs

Ianita disse...

Pois... basta sermos melhores pessoas... não guardar rancores... seguir em frente e deixar o passado onde ele pertence, no passado. trazer o bom e o mau connosco, como parte de nós... mas para nos ajudar a construir o nosso futuro, não para nos destruir...

É difícil... mas possível. Podemos sempre ser melhores. Não podemos é deixar de acreditar...

Kiss

LP disse...

Ianita, gostei muito de ler!! Acima de tudo, o texto é um mote para uma mudança e uma vida recheada de positivismo e confiança em nós próprios!

Beijinhos